11/08/2010 - 16:06

COMPARTILHE

Ministério Público lança programa para ajudar na busca a desaparecidos

Ministério Público lança programa para ajudar na busca a desaparecidos

 

 

Do jornal O Dia

 

11/08/2010 - O Ministério Público (MP) apresentou ontem os programas de Identificação de Vítimas (PIV) e de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid), que vão ajudar nas buscas a pessoas que sumiram nos últimos 20 anos em todo o estado. Os projetos, pioneiros no País, são do Centro Integrado de Apuração Criminal (Ciac) do MP em parceria com a Polícia Civil.

 

De maio até este mês, foram identificadas 31 pessoas, todas vítimas de homicídio.Uma delas foi morta há 12 anos.A identificação foi possível através de um banco de dados, criado por meio do cruzamento de informações de inquéritos antigos das Delegacias de Acervo Cartorário (Deac) com órgãos como Instituto Médico-Legal (IML) e o Instituto de Pesquisas e Perícias em Genética Forense, o laboratório de DNA da Polícia Civil.

 

O PIV e o Plid têm ajudado também a chegar a autoria dos crimes.O MP identificou e ofereceu denúncia contra a assassina de uma das 31 vítimas. Ela foi morta em junho de 2007.

 

Ontem, o procurador-geral de Justiça, Cláudio Lopes, propôs ao secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, estender os projetos ao interior do Estado. "Um dos grandes objetivos do MP é garantir às pessoas dignidade humana, o que está sendo feito nesse projeto", disse Lopes.

Abrir WhatsApp