29/03/2012 - 10:33

Ministério da Justiça quer esclarecer alta de preços em hotéis

jornal O Globo

Após receber denúncias de que hotéis do Rio de Janeiro estariam segurando quartos, a fim de cobrar mais caro nas reservas próximas à realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), em junho, o Ministério da Justiça abriu investigação para apurar os fatos.

Diversas entidades ligadas ao segmento foram convocadas a prestarem esclarecimentos ao governo sobre a suposta recusa de prestação de serviços, com consequente alta de preços, numa reunião marcada para amanhã, no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça.

Justiça poderá aplicar multa

Entre as entidades, estão a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação; o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes; e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. Caso a denúncia seja comprovada, o DPDC poderá determinar a suspensão da prática, além de aplicar multa por cobrança de preço abusivo.

A ação do Ministério da Justiça está sendo articulada com os Procons do estado e do município do Rio de Janeiro.

A Rio +20 é um dos importantes eventos internacionais sediados pelo Brasil a partir de 2012, com grande visibilidade no exterior. Terá a presença de diversos chefes de Estado e de ONGs ligadas às questões ambientais.

São esperadas para o evento, que acontece de 20 a 22 de junho, cerca de 50 mil pessoas, o que vai movimentar no Rio a rede hoteleira, além de bares, restaurantes e setores voltados ao turismo.

Ministra do meio ambiente quer envolvimento

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, vem cobrando a colaboração de todos os setores envolvidos, além das autoridades, para o êxito do evento, e a implantação de uma agenda com foco no desenvolvimento sustentável.