19/04/2013 - 17:17 | última atualização em 22/04/2013 - 13:48

Membros da OAB/RJ integrarão núcleo da Associação Americana de Juristas

Membros da OAB/RJ e da Caarj farão parte do núcleo provisório da Associação Americana de Juristas (AAJ) no Brasil. O diretório foi criado em evento realizado nesta sexta-feira, dia 19, na Caarj, que contou com a presença da diretoria da AAJ e reuniu juristas renomados de várias partes do país e do mundo. O presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, o conselheiro federal Wadih Damous e o presidente de sua Comissão de Direitos Humanos, Marcelo Chalréo, além do presidente da Caixa, Marcello Oliveira, são alguns dos nomes que integrarão o grupo.

"A importância da AAJ no contexto internacional, particularmente no que diz respeito à pauta de direitos humanos, aliada à crescente internacionalização das demandas dessa natureza fez dessa reorganização brasileira e a consequente construção de um núcleo inicial algo extremamente necessário", disse Chalréo.

Representantes brasileiros na AAJ
  • Aderson Bussinger
  • Antônio Fabrício
  • Cézar Britto
  • Cléa Carpi
  • Felipe Caliendo
  • Felipe Santa Cruz
  • Herilda Balduíno
  • Jarbas Vasconcelos
  • Luis Carlos Moro
  • Luiz Salvador
  • Marcello Oliveira
  • Marcelo Chalréo
  • Wadih Damous
Criada em 1975, a AAJ é uma organização não-governamental (ONG) que têm status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas a fim de defender os interesses dos povos, sua independência econômica e a soberania sobre as próprias riquezas e recursos naturais, além do exercício livre da advocacia.

"Atuamos, também, firmemente, contra o imperialismo, o colonialismo, o fascismo e discriminações. Defendemos os direitos das mulheres, dos povos indígenas e das minorias nacionais como um todo", explicou, no evento, Vanessa Ramos, porto-riquenha que preside a associação.

"O grupo foi fundado em um momento de extrema necessidade, quando a América Latina estava passando por ditaduras ferozes e pela Operação Condor. Já nos pronunciamos em várias tentativas de golpe de Estado, como no caso atual da Venezuela", complementou Vanessa referindo-se às reações em relação ao resultado do pleito nacional que elegeu Nicolás Maduro como presidente venezuelano. "O que antes era descarado e promovido por militares, hoje é feito de forma mais sofisticada, pelas mãos de um império oligárquico, contando com o poder da mídia", sustentou.

Marcello, que ofereceu a estrutura da Caarj para sediar o escritório do núcleo, ponderou o atraso brasileiro na área de atuação da AAJ. "Tenho certeza de que a Associação tem muito mais a colaborar para o progresso dos direitos sociais no nosso país do que nós, brasileiros. O Brasil está muito atrás na discussão de inúmeros temas, como direitos sexuais e reprodutivos e memória e verdade, por exemplo. Essa troca será fundamental".

Presidente da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal, Wadih ressaltou que a pauta do grupo é comum aos anseios da OAB e comemorou a reorganização da instituição no Brasil. "Somos um país que também sofreu uma grave ditadura e ainda convive com seus efeitos no presente. A tortura continua sendo um método dos nossos órgãos de segurança e as pessoas ainda desaparecem sem deixar vestígios, não mais por motivação político-ideológica, mas por uma cultura de segurança ainda baseada em preceitos da Guerra Fria", declarou o conselheiro.

Além dos membros da Seccional, farão parte do diretório provisório a conselheira federal pela OAB/RS Cléa Carpi (que já foi presidente da AAJ entre 2003 e 2007), o ex-presidente do Conselho Federal Cézar Britto; o diretor cultural da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), Luis Carlos Moro; o presidente da Associação de Advogados Laboralistas, Luiz Salvador; o diretor da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat), Antônio Fabrício; o advogado Aderson Bussinger; o presidente da Associação Catarinense de Advogados Trabalhistas, Felipe Caliendo; a advogada Herilda Balduíno; e o presidente da OAB/PA, Jarbas Vasconcelos.

Também discursaram na reunião, além de Salvador e Cléa, os membros do conselho da AAJ Beinusz Smukler e Ernesto Moreau.