30/10/2013 - 13:43 | última atualização em 30/10/2013 - 17:40

Membro de comissão da OAB/RJ é premiado por trabalho sobre cotas

O advogado Renato Ventura  |  Foto: Lula AparícioO presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, recebeu nesta segunda-feira, dia 28, a visita do procurador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Renato Eduardo Ventura, que conquistou na última sexta-feira, dia 25, a segunda colocação no Concurso Arrazoado Forense em Comemoração aos 25 anos da Constituição Brasileira, iniciativa do Conselho Federal para celebrar a data. Ventura apresentou trabalho sobre o tema O direito a igualdade em juízo: a defesa da política de cotas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Para o procurador, que também atua na OAB/RJ como integrante da Comissão de Direito à Educação, é fundamental a participação da advocacia fluminense em concursos de nível nacional. "Fico lisonjeado em representar a advocacia do meu estado e ter conquistado a segunda colação. É a forma de mostrar nossa participação nos estudos jurídicos, que auxiliam no desempenho de nossas funções. Procuro sempre defender bem esses pontos de vista", disse.

Segundo Ventura, a parte mais importante de sua defesa foi deixar clara a necessidade, por intermédio da educação, de buscar "a tão sonhada igualdade entre as pessoas".

De acordo com o presidente da OAB/RJ, era importante parabenizar pessoalmente o trabalho do procurador. "Este encontro é para manifestar nossa satisfação em ver um advogado do Rio tendo destaque em um concurso nacional deste nível. Recebi, inclusive, uma ligação do presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado, parabenizando a defesa do procurador Renato Ventura", afirmou Felipe.

Participaram do Concurso Arrazoado advogados inscritos nos quadros da Ordem, com trabalho relacionado à concretização forense de normas constitucionais previstas na Constituição Federal de 1988, que tenha sido efetivamente proposto em qualquer fase processual judicial, entre 5 de outubro de 1988 a 30 de julho de 2013.