08/08/2017 - 15:29 | última atualização em 08/08/2017 - 17:30

Marisa Gaudio participa de premiação em Brasília

Foto: Arquivo pessoal  |   Clique para ampliar
A presidente da comissão OAB Mulher, Marisa Gaudio, representou a OAB/RJ em sessão solene realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça-feira, dia 8, para o lançamento da Medalha Mietta Santiago Edição Especial Medalha Platina.

Na sessão, foram outorgados Mietta Santiago (in memoriam) e o juiz Ben-Hur Viza, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. A medalha foi instituída pela resolução nº 21 de 2017 da Câmara e premia iniciativas relacionadas aos direitos das mulheres.

Mietta, ou Maria Ernestina Carneiro Santiago de Souza, foi escritora, advogada e sufragista brasileira, atuando como uma das lideranças do Movimento Feminista entre as décadas de 30 e 50. Em 1928 entrou na Justiça com um mandado de segurança questionando a constitucionalidade da proibição do voto feminino no Brasil, afirmando que o ato violava a então vigente Constituição e ganhou a ação, conquistando o direito de votar em si mesma para deputada federal. Desta forma, se tornou não só a primeira mulher a votar, mas também a primeira mulher a candidatar-se a um cargo político no Brasil, possibilitando que todas as mulheres conquistassem esse mesmo direito quatro anos mais tarde.

"Essas incríveis mulheres que muitos ainda desconhecemos, merecem ser lembradas", ressaltou Gaudio, lembrando que o evento se torna de extrema importância por, além de agosto ser o mês da advocacia, também ser o mês em que se comemora 11 anos da promulgação da Lei Maria da Penha. "Que honra representar a OAB/RJ, que é uma entidade engajada na causa pela igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher".