09/10/2013 - 18:17 | última atualização em 10/10/2013 - 17:02

Marcus Vinícius presente em reunião sobre Conferência Nacional

O presidente da OAB Federal, Marcus Vinicius Furtado, participou nesta quarta-feira, dia 9, de reunião com o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, em que foram discutidos os preparativos para a XXII Conferência Nacional dos Advogados, que será em 2014 no Rio de Janeiro. Também estiveram presentes diretores e conselheiros federais e seccionais, além de profissionais das agências de comunicação e de logística em hospedagem e transportes que foram contratadas para a execução do evento.

Furtado ressaltou o papel da conferência como espaço de deliberação e de participação dos advogados nas decisões sobre os rumos da entidade. "Queremos ter o Rio de Janeiro como o centro da cultura jurídica nacional. Esse não é um evento qualquer, é um espaço deliberativo, tem uma função estatutária. A Conferência Nacional é o órgão consultivo máximo da OAB", afirmou.

Para Felipe Santa Cruz, a conferência terá como objetivo central debater o futuro da profissão. "Por um lado, temos o aspecto da consolidação da democracia no país, com os 25 anos da Constituição Federal. De outro, precisamos refletir sobre o perfil da advocacia que queremos, numa sociedade em transformação", disse.

Os patronos da XXII Conferência Nacional serão Evandro Lins e Silva, nacional, e Heleno Fragoso, local, advogados reconhecidos pela luta contra o regime autoritário e pela redemocratização do país.

Na reunião, foram apresentados e aprovados a logomarca do evento e o material de divulgação, além do plano logístico de hospedagem e deslocamento dos conferencistas entre os hotéis e o Riocentro, local onde irá ocorrer a maioria das atividades. O presidente da OAB Nacional anunciou que a entidade pretende realizar um congresso preparatório para a conferência, em conjunto com a OAB/RJ e a OAB/MG, em abril de 2014, na cidade de Juiz de Fora.