20/07/2010 - 16:06

Marcelo Lima Buhatem toma posse no TJ-RJ

Do Jornal do Commercio

20/07/2010 - O procurador de Justiça Marcelo Lima Buhatem tomou posse ontem como desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ( TJ-RJ), na vaga do Quinto Constitucional reservada ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ). A sessão solene foi presidida pelo presidente do TJ-RJ, desembargador Luiz Zveiter, que destacou o trabalho de Buhatem no primeiro grau do Judiciário.

"A vinda de Buhatem trará novos ensinamentos a este tribunal. Ele contribuiu muito para com o Ministério Público e certamente dará sua contribuição também para o TJ", disse Zveiter. "Se não tomasse posse neste tribunal, certamente o faria lá no Maranhão".

Marcelo Buhatem entrou no tribunal acompanhado por seus padrinhos, os desembargadores Luiz Leite Araújo e Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho. Ele justificou a escolha dos padrinhos por terem sido incentivadores de primeira ordem de seu trabalho e magistrados de grande capacidade jurídica.

Em discurso emocionado, o magistrado disse que na eleição se esforçou para aglutinar as forças amigas e mostrar que chegar ao tribunal não era apenas uma simples vontade "que dá e passa", mas, sim, um desejo real de efetivar direitos fundamentais do cidadão.

Perfil

Natural do Maranhão, o novo desembargador lembrou que, aos 17 anos, deixou um alentado berço, em São Luís, para vir estagiar em locais humildes no Rio de Janeiro. Frisou que esta experiência foi a responsável para que escolhesse a carreira no Ministério Público, onde atuou por 20 anos.

Buhatem elogiou e agradeceu muito o aprendizado no órgão, assim como aos familiares, amigos e colegas de profissão.

O desembargador Antonio Eduardo Ferreira Duarte, primeiro vice-presidente do TJ, fez o discurso de acolhida ao novo desembargador, em nome do tribunal, e frisou que Marcelo Buhatem "é um ícone do pensamento jurídico nacional". "Sua posse é inequivocamente salutar para a sociedade, sendo uma valiosa oxigenação para a Magistratura. Por ser ele um fiscal severo da lei, egresso do MP estadual, em muito engrandece agora o nosso TJ", afirmou.

O procurador-geral de Justiça, Cláudio Soares Lopes, destacou a larga experiência do novo desembargador nas lutas institucionais do Ministério Público e seu conhecimento especial na área de interesses difusos. Soares Lopes disse que a posse representa uma perda para o órgão ministerial devido ao grande valor do magistrado.

"Diante do excelente conhecimento jurídico, Buhatem tem qualidades para um ótimo desempenho no Judiciário fluminense".

Buhatem foi um dos seis indicados ao TJ pelo Conselho Superior do MP, na 6ª Sessão Extraordinária, realizada ao final de maio, para preenchimento de uma vaga de desembargador. No dia 21 de junho, foi escolhida pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro a lista tríplice para vaga de desembargador, que incluía, além de Buhatem, as procuradoras Mônica de Faria Sardas e Laise Ellen Silva Macedo.

Por fim, Buhatem foi nomeado pelo governador Sérgio Cabral no dia 6 de julho.

O magistrado explicitou na época a contribuição que oferecerá ao segundo grau da Justiça fluminense. "Quero levar ao Tribunal de Justiça a minha experiência na área dos direitos sociais, obtida após vários anos trabalhando com as ações coletivas", disse.

Acompanharam o ato de posse de Buhatem, entre outros, o presidente do TJ do Maranhão, desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto; o presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), desembargador Antonio César Siqueira; o terceiro vice-presidentes do TJ-RJ, desembargador Antônio José Azevedo Pinto; o desembargador do TJ do Maranhão Jorge Rachid e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio, Jonas Lopes de Carvalho.