19/08/2011 - 10:18

COMPARTILHE

Mais três fóruns terão equipamentos de segurança

jornal O Dia

O presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador Manoel Alberto Rebêlo, Rebêlo anunciou nesta quinta-feira que fóruns da Baixada, Macaé e Campos vão ganhar equipamentos de segurança, como os que começaram a funcionar ontem em São Gonçalo. Ele afirmou ainda ter em mãos a lista dos policiais do 7º BPM (Alcântara), cujos nomes aparecem como réus em processos que estavam com a juíza Patrícia Acioli, assassinada com 21 tiros no dia 11.

O magistrado, que já havia pedido ao governo do estado a transferência dos PMs para outras unidades, não quis revelar o número de militares. Nesta quinta-feira, ele participou de missa em homenagem à vítima, na sede do TJ, no Centro do Rio.

"Essas regiões têm índices de criminalidade mais elevados", explicou, ressaltando que a criação da 5ª Vara Criminal do município - a fim de agilizar o andamento dos processos, desafogando outras varas - deve ocorrer em até 3 meses.

A missa reuniu centenas de colegas de trabalho da juíza, com flores brancas e o cartaz: "Patrícia Acioli - exemplo de coragem, fonte de inspiração". A família dela não compareceu. Na calçada, magistrados fizeram minuto de silêncio e caminharam de braços dados. Eles usaram fitas em protesto. "Estamos indignados. Magistrados não fizeram concurso para morrer", disse o presidente da Associação dos Magistrados do Rio, Antônio Siqueira.

Ele informou que vai pedir que os júris gonçalenses sejam transferidos para outros locais temporariamente, para segurança dos jurados. "Não é razoável exigir do cidadão comum que não tenha medo".

O juiz Fábio Uchôa, titular interino da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, disse que até o fim do ano serão julgados três crimes que envolvem homicidas em processos que estavam com Acioli. O Detro fez operação contra o transporte irregular e apreendeu 14 veículos em áreas de milícia.

Reforço na proteção de juiz de Bangu

Após a descoberta de plano para matar o juiz da 1ª Vara Criminal de Bangu, Alexandre Abrahão - publicado nesta quinta-feira por O dia -, houve reforço em sua segurança, segundo o presidente do Tribunal de Justiça, Manoel Alberto Rebêlo. Ele afirmou que a escolta do magistrado foi reforçada e que ele está com carro blindado.

O suposto plano teria sido tramado por um bicheiro, conforme informação ao Disque-Denúncia repassada a seis órgãos de segurança. Abrahão é responsável pela decretação da prisão de mais de 50 policiais envolvidos com a máfia dos caça-níqueis.
 
Abrir WhatsApp