17/06/2011 - 16:06

Lula diz que é contra manter segredo

Do jornal O Globo

17/06/2011 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou anteontem que não concorda com a ideia de "sigilo eterno" para documentos secretos do governo federal, dentro do debate que ocorre no Legislativo sobre o projeto da Lei de Acesso à Informação Pública. Questionado por repórteres depois de um evento em São Bernardo do Campo, ele afirmou que defende a existência de um prazo, mas deixou em aberto a possibilidade de "maiores cuidados" quando o documento tiver relação com outro país.

"Sigilo eterno, não. Não existe nada que exija sigilo. Tem de ter um prazo, a não ser que seja um documento entre dois Estados, que precisa ter mais cuidado. Mas, o restante, acho que o povo tem mais é que saber", disse Lula anteontem, em curta entrevista acompanhada por sua assessoria, após participar de uma aula-espetáculo do escritor Ariano Suassuna, em São Bernardo do Campo. Na prática, a necessidade genérica de "mais cuidado" pode ser uma defesa da renovação do prazo fixado de confidencialidade.

Ontem à noite, Lula participou em Brasília de um jantar na Embaixada de Angola com embaixadores africanos para definir ações de seu instituto, que pretende compartilhar a experiência brasileira em projetos sociais com o continente africano. Segundo a embaixada, Lula foi homenageado pela atenção que dispensou à África durante seu governo. Em meio a participantes trajando paletó e gravata, Lula usou uma guayabera - tradicional camisa caribenha - branca.

Participaram do jantar o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), o ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli e Clara Ant, assessora de Lula, além dos ex-ministros Edson Santos e Elói Araújo (Igualdade Racial) e o ex-ministro da Comunicação Social Franklin Martins.