31/07/2011 - 17:58

COMPARTILHE

Lista sêxtupla da OAB/RJ sai na próxima sexta

revista eletrônica

Será acirrada a disputa pela vaga da advocacia no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, aberta com a aposentadoria do desembargador Gilberto Pereira Rêgo, em maio. A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no estado recebeu 35 nomes para formar a lista sêxtupla, no próximo dia 5 de agosto. A lista seguirá para o TJ-RJ selecionar três nomes e submetê-los ao governador. Dos concorrentes, seis candidatos já fizeram parte de listas tríplices, o que indica que podem dividir os votos na corte.

Carlos Eduardo Pontes Lopes Cardoso, João Alberto Romeiro, Luiz Octávio Rocha Miranda Costa Neves, Marco Antonio Ferreira Macedo, Marcus Henrique Niebus Steele e Walmer Jorge Machado já estiveram entre os preferidos dos magistrados. Em março, eles disputaram as vagas deixadas pelos desembargadores Ismênio Pereira de Castro, que morreu em setembro, e Galdino Siqueira Neto e Francisco de Assis Pessanha, que se aposentaram. Mas perderam os cargos para Patrícia Ribeiro Serra Vieira, Luciano Sabóia Rinaldi de Carvalho e Cláudio Tavares de Oliveira Junior, escolhidos pelo governador Sérgio Cabral e empossados em abril.

Além deles, ganham força os nomes de Fernando Setembrino Márquez de Almeida, Nelson Luiz Pinto e Petrúcio Malafaia Vicente. Advogado há 35 anos, Fernando Almeida foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de 1987 a 1993, e de 1999 a 2001, além de presidente do Conselho Penitenciário do estado em 1995. Nelson Luiz Pinto advoga e dá aulas há mais de duas décadas. É doutor em Direito, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da PUC, da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade Cândido Mendes, além de autor de diversos livros sobre Direito Processual e Civil. Petrúcio Vicente é defensor público desde 1994, hoje coordenador-geral regional da Defensoria estadual. Tributarista, é professor na FGV-RJ, na Escola da Magistratura do Rio, no Curso Praetorium, na Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes, na Universidade Estácio de Sá e na Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio. Tem pelo menos sete livros publicados.

A lista de candidatos traz novamente o nome de Wallace Salgado de Oliveira, frequentador assíduo das últimas disputas. Irmão do senador Wellington Salgado (PMDB-MG), o advogado teve cotação elevada para formar a lista tríplice em janeiro. O que pode complicar é uma denúncia do Ministério Público do Rio por fraude em licitação no município de São Gonçalo. Segundo reportagem do jornal O Globo, a Fundação Universo, presidida por Oliveira, venceu de forma irregular uma disputa para prestar serviços na área de saúde. A ação corre na 2ª Vara Criminal de São Gonçalo.

Quem também volta à lista é a advogada Flávia Romano de Rezende, que há tempos tenta um cargo no poder público. Uma rápida pesquisa no Google mostra que ela se inscreveu em concursos do Judiciário Federal, do Ministério Público e da Defensoria Pública estadual, além da Procuradoria-Geral do Estado, todos sem sucesso. Flávia foi diretora jurídica da Coca-Cola e professora de pós-graduação na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e na PUC-Rio. No início do ano, compareceu às entrevistas realizadas pela OAB para a escolha dos candidatos para a vaga do desembargador Galdino Siqueira Neto. No meio da disputa, porém, desistiu. “Na presença de todos, esclareci à diretoria de que não participaria da votação das três listas.”
 
 
>>> Veja a lista na aba Saiba mais.
Abrir WhatsApp