18/10/2011 - 14:58

Lei de criação do Procon municipal é sancionada na OAB/RJ

Em cerimônia realizada nesta terça-feira, dia 18, na sede da OAB/RJ, o prefeito Eduardo Paes sancionou o projeto de lei 789, aprovado em setembro pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro e que cria o Órgão Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Rio).

O prefeito e o presidente da OAB/RJA ideia de implantação de um Procon municipal para promover ações de educação, orientação, proteção, fiscalização e defesa do consumidor na cidade foi levada à Prefeitura pela Comissão de Defesa do Consumidor da Seccional, presidida pelo vereador Roberto Monteiro (PCdoB).

“Onze capitais do país já contam com um Procon municipal. Esta é uma tendência que o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor está impondo. Por isso, sugerimos a criação de um em nossa cidade, para aproximar a população do instrumento de defesa de seus interesses”, explicou Monteiro.

O atendimento aos consumidores da capital fluminense, que até agora era feito pelo Procon estadual, será realizado pelo novo órgão em cerca de quinze dias, tempo previsto pelo prefeito para a sua implantação.
Roberto Monteiro, ´presidente da Comissão
“Estamos criando uma estrutura diferenciada para não permitir que certos vícios existentes em unidades pelo país se repitam na nossa. Essa lei prevê sistemas de controle que permitirão transparência e isso vai ajudar a fazer do Procon-Rio um modelo para o Brasil”, disse Paes, se referindo, entre outras ferramentas, ao Conselho Municipal Permanente de Normatização, do qual a OAB/RJ fará parte, juntamente com outras entidades, e que irá elaborar propostas e soluções legislativas para o aperfeiçoamento do órgão.

Dando como exemplo o aproveitamento do projeto da Ordem, o prefeito ressaltou a importância de um diálogo permanente entre o governo municipal e as instituições da sociedade civil. “A partir do Conselho, a interação do Procon-Rio com a Ordem e com o Ministério Público será contínua”.

Para o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, a implementação do projeto é um marco para o aperfeiçoamento da gestão pública e administrativa do município. “Por mais padronizadas que as relações de consumo estejam, elas adquirem uma complexidade muito grande em uma metrópole como o Rio de Janeiro. E nós, na verdade, vivemos na cidade, não no Estado”, frisou, completando: “Estamos hoje fazendo história”.

Estiveram também presentes à cerimônia o vice-presidente da Seccional, Sérgio Fisher, e o presidente do Procon estadual, José Bonifácio Ferreira.