24/07/2017 - 14:42 | última atualização em 27/07/2017 - 15:13

COMPARTILHE

Lançamento de revista e debate sobre greves pautam evento da CJT

redação da Tribuna do Advogado

Um encontro para refletir sobre as greves gerais e homenagear os 100 anos da histórica ocorrida em 1917 marcará o lançamento da revista eletrônica da Comissão de Justiça do Trabalho da Seccional (CJT) Direito de resistência: Reflexões em homenagem aos 100 anos da greve geral de 1917, que acontece no próximo dia 31 de julho, às 18h30.
 
Segundo a membro da comissão Clarissa Costa, que coordena o evento junto com Verônica Triani, a publicação reúne análises sobre o desdobramento desse episódio no âmbito das instituições jurídicas: “Dentre as principais reivindicações da greve geral de 1917 estava justamente a liberdade aos trabalhadores detidos por motivo de greve, o respeito ao direito de associação e a proibição da dispensa dos empregados grevistas. Quase 100 anos depois, foi realizada em 28 de abril de 2017 uma nova greve geral. Ela se baseou nos marcos democráticos da participação popular nas pautas do Congresso Nacional, porém sua legitimidade vem sendo questionada. O Poder Judiciário tem julgado abusivas as greves gerais, sustentando seu caráter político. E é nesse cenário que desenvolvemos nosso debate”, explica Costa, se referindo à manifestação ocorrida recentemente contra a aprovação das reformas trabalhista e da Previdência pelo Congresso.
 
Organizado com o apoio do Grupo de Pesquisa Configurações Institucionais e Relações do Trabalho da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, o evento terá a exibição do filme 1917: A Greve Geral, de Carlos Pronzato e contará com palestras do advogado trabalhista Henrique Claudio Maués; do desembargador do trabalho do TRT da 17ª Região Claudio Armando Couce; da agente de proteção da Caritas RJ Aryadne Bittencourt; do desembargados do TRT-1 Mário Sérgio Pinheiro; do membro do grupo de Configurações Institucionais e Relações de Trabalho (Cirt) Nasser Ahmad Allan; e da diretora do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro (Sindimetal-Rio), Raimunda Leone.
 
O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas previamente pelo email [email protected]. Mais informações pelo telefone (21) 2272-2053.
Abrir WhatsApp