26/03/2018 - 17:19 | última atualização em 02/04/2018 - 15:33

COMPARTILHE

Lançamento de livro e palestra refletem sobre ineficácia da prisão

redação da Tribuna do Advogado

A Comissão de Mediação de Conflitos e a Comissão de Justiça Restaurativa promovem o lançamento do  livro Efeitos da prisonização: A ineficácia da prisão como sanção penal, de Luisa de Araújo Tavares. O evento ocorrerá na quarta-feira, dia 4 de abril, às 18h, no plenário do 4º andar.
 
A obra acadêmica versa sobre como o ambiente prisional afeta a psiquê humana e ainda propõe uma mudança de paradigma para a implementação de uma justiça restaurativa.

"O Brasil detém, atualmente, a terceira maior população carcerária mundial e um alto índice de reincidência. 
Não pairam dúvidas de que a prisão é uma instituição falida, que nem de longe concretiza sua finalidade, qual seja, a ressocialização. A desfuncionalidade social que levou ao cometimento do delito não é considerada, menos ainda equalizada. Luisa Tavares aborda a complexidade e as incongruências do sistema prisional e aponta a Justiça Restaurativa como um possível caminho. As Comissões de Mediação de Conflitos e de Justiça Restaurativa convidam para um importante debate, a se realizar por ocasião do lançamento do livro", aponta a presidente da Comissão de Mediação de Conflitos, Samantha Pelajo.
 
A temática do livro será mote para a palestra A complexidade e as incongruências do sistema prisional e a Justiça Restaurativa como um possível caminho, com abertura de Pelajo, e participação de André Perecmanis, Carlos Raymundo Cardoso e Célia Passos, presidente da Comissão de Justiça Restaurativa, além da própria autora.
 
O plenário da sede da Seccional fica na Avenida Marechal Câmara, 150, 4º andar. Mais informações pelo telefone (21) 2272-2053 ou pelos e-mails: [email protected] ou [email protected] . As inscrições, gratuitas, são realizadas através do painel de Eventos no site da OAB.
Abrir WhatsApp