08/06/2012 - 11:44

COMPARTILHE

Juventude na Rio+20: 500 jovens debatem tema na Cidade Nova

jornal Extra

Os temas relevantes para as novas gerações, como a sustentabilidade e o impacto das crises econômicas no mercado de trabalho, são debatidos nesta quinta e sexta-feira no Centro de Convenções Sulamérica, na Cidade Nova. Cerca de 500 jovens brasileiros participam da "Youth Blast - Conferência das Juventudes para a Rio+20", braço jovem e oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

O objetivo é fornecer informação e treinar jovens líderes que participarão dos debates da conferência. Segundo a organização, 48 brasileiros representarão o país nos processos oficiais. A presidente do Conselho Nacional de Juventude, Ângela Guimarães, afirmou estar satisfeita com a repercussão do evento, segundo ela, divulgado principalmente pelas redes sociais. Pela manhã, a conferência contou uma mesa institucional e outra para explicar o que é a Rio+20 e quais os impactos na comunidade internacional, além de lembrar a Rio 92. No período da tarde os temas são relacionados aos desafios das novas gerações e a importância da responsabilidade socioambiental. Ângela afirma que a faixa etária é bastante variada.

"Temos voluntários de 16, 17 anos, mas também universitários e pós-graduandos, e movimentos jovens que que estão fazendo uma cobertura diferenciada pela internet, como os 30 jovens revista Turma da Viração e outros do circuito Fora do Eixo - conta a presidente, que salienta ainda que a participação dos jovens é importante para que as metas definidas durante a conferência sejam cumpridas pelos países. - Dos 7 bilhões de pessoas no planeta temos 1,8 milhão somente de jovens que precisam ser considerados nas discussões de hoje, do presente. Queremos incorporar as decisões da Rio+20 no dia a dia destas pessoas.

O estudante de comunicação social da UFRJ, Daniel Ruela, de 20 anos, é um dos participantes da Youth Blast. A conferência é sua primeira experiência na cobertura de um evento.

"A juventude de hoje é instruída desde o nascimento sobre sustentabilidade graças a Rio 92", analisa o estudante, que aguarda discussões positivas no encontro internacional - Apesar de sermos de países distintos eu creio que os temas que afligem os jovens são semelhantes em todo o planeta. Será uma grande e construtiva troca de experiência.

Os dois primeiros dias da conferência de jovens são destinados para os brasileiros. Nos dias 10 e 11 de junho será a rodada para os participantes dos 110 países envolvidos. Segundo a organização do Youth Blast, mais de 2 mil jovens já estão inscritos, de nacionalidades americanas, francesa, gregas, italianas, chinesas, dentre outros. A rodada internacional será em inglês com tradução para o português, espanhol e francês.
Abrir WhatsApp