02/02/2012 - 11:55

Justiça do Rio condena Conde por improbidade

O Globo

O ex-prefeito do Rio Luiz Paulo Conde teve seus direito políticos suspensos, por cinco anos, por improbidade administrativa. Conde foi condenado por ter instalado 55 outdoors e painéis luminosos ilegais durante sua administração. Ele também terá de pagar uma multa que equivale a cem vezes o valor de seu último salário como prefeito. A decisão foi em 1ª instância, e o ex-prefeito ainda poderá recorrer.

Atualmente, Conde se recupera em casa de problemas de saúde. Ele ficou internado recentemente por 21 dias, mas é assistido, desde segunda-feira, em sua residência por uma home care (equipamento médico para atendimento domiciliar). Após tentativas de entrar em contato com ex-prefeito, uma parente afirmou que ele estava se recuperando e que não poderia falar. Disse ainda que os advogados se pronunciariam hoje.

A decisão foi proferida pela juíza Simone Lopes da Costa, da 10ª Vara de Fazenda Pública. A representação contra Conde foi feita em 2003, pelo Grupo Ação Ecológica (GAE), e a denúncia foi feita pelo Ministério Público. À época, eles acusavam o ex-prefeito de não ter retirado os painéis espalhados pelos canteiros centrais das avenidas Ayrton Senna e Américas, na Barra da Tijuca; no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas; e nas proximidades do acesso do Túnel Rebouças.

Conde atua hoje no Conselho de Furnas

A juíza determinou ainda que Conde fique proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais, direta ou indiretamente, durante três anos. Atualmente, o ex-prefeito atua como integrante do Conselho de Administração de Furnas.