30/07/2012 - 16:04

COMPARTILHE

Justiça grátis mais perto dos maiores de 60 anos

O Dia

Pessoas com mais de 60 anos de idade têm agora um novo espaço de defesa dos direitos assegurados pelo Estatuto do Idoso. Por meio do Núcleo Especial de Atendimento à Pessoa Idosa (Neapi), a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro faz atendimento exclusivo a aposentados e pensionistas da cidade que não têm condições financeiras de contratar os serviços de um advogado.
 
O polo, que ganhou em junho nova sede, no Leblon, Zona Sul do Rio, aumentou a capacidade de atendimento e recebe hoje, em média, 50 idosos por dia. Lá, é possível buscar soluções para conflitos com empresas prestadoras de serviços, reajustes indeviO polo jurídico conta também com uma psicóloga que ajuda naconciliaçãoena solução dos conflitos dos de planos de saúde, denúncias de golpes financeiros, falta de atendimento em hospitais ou até a simples elaboração de um inventário.
 
"O Neapi existe desde 1997, mas ao longo dos anos fomos nos adaptando às necessidades do público idoso. São cidadãos especiais, que merecem cuidado e atenção diferenciados", afirma o coordenador do Neapi, João Henrique Vianna Rodrigues.
 
Segundo o defensor público, o atendimento no núcleo é pensado de forma estratégica. Os estagiários e técnicos recebem treinamento especializado e o núcleo conta, ainda, com a ajuda de uma psicóloga para a solução de casos que envolvam conflitos com parentes e vizinhos.
 
"Nos chegam situações aqui que, muitas vezes, podem ser resolvidas através de soluções simples, como a conciliação ou uma conversa entre as partes", explica João Henrique Vianna.
 
José Pontes descobriu o Neapi por meio de orientação da filha. "Vim dar entrada em uma procuração para ser representante legal do meu irmão, que tem problemas mentais. Não conhecia o polo de atendimento gratuito aos idosos e estou achando a assistência bem rápida. Espero que me ajudem a resolver o meu problema", diz o aposentado, de 64 anos.
 
Abrir WhatsApp