10/12/2012 - 09:18 | última atualização em 10/12/2012 - 09:23

Justiça formaliza união estável de 92 casais homossexuais

jornal O Globo

O governo do estado e o Tribunal de Justiça realizaram ontem a maior cerimônia coletiva de uniões estáveis homoafetivas do mundo, a terceira realizada no Rio. Dos 92 casais, 70% eram do sexo feminino. A madrinha simbólica foi a desembargadora aposentada e presidenta da Comissão Especial da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB, Maria Berenice Dias.

Os noivos estavam acompanhados de parentes e amigos, e foram presenteados, na abertura do evento, com a performance do travesti Jane Di Castro, que preparou um repertório especialmente para a data, incluindo a música Emoções e o Hino Nacional. A cerimônia, na sede do Tribunal de Justiça, teve ainda bolo e refrigerante.

Fernando Felipe dos Santos Noronha, de 31 anos, e Leon Araújo da Silva, de 22, há quatro anos juntos, estavam entre os casais. Além de obter a união estável, eles conseguiram o direito de adotar o sobrenome do parceiro. Porém, com lei ou sem lei, estavam todos em clima de felicidade, principalmente Giovani Dias e Rogério Machado.

"É uma conquista importante para quem já tem uma história de vida e de luta juntos. Compramos casa e carro e já entramos com o pedido de conversão da relação estável para a de casamento (civil). Tudo vai depender de aprovação do juiz", disse Giovani.