28/07/2010 - 16:06

Justiça faz balanço de atendimentos em juizados de aeroportos

Do Jornal do Brasil

28/07/2010 - Nos três primeiros dias de funcionamento, os juizados especiais instalados sexta-feira em aeroportos do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília atenderam a 150 casos, sendo 79 de passageiros com problemas efetivamente relacionados a companhias aéreas. Destes, 27 - ou 34,2% - foram solucionados de imediato, por meio de conciliação. Nos outros casos, os reclamantes apresentaram pedido para dar início a um processo no juizado mais próximo de seu domicílio.

Houve ainda situações em que o passageiro desistiu ou em que as empresas pediram prazo para analisar o caso.

Entre os principais problemas levados aos juizados estavam atrasos de voos, extravio de bagagens e overbooking. O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), teve o maior número de casos. Entre sexta-feira e domingo foram 36 reclamações, das quais 16 resultaram em acordo.

Em Brasília, o Juizado Especial do aeroporto Juscelino Kubitschek atendeu 24 reclamações. Houve seis acordos, e 10 casos foram encaminhados para audiências.

Em oito reclamações, as empresas solicitaram prazo para atender aos pedidos dos clientes.

No aeroporto Tom Jobim, no Rio, 18 pessoas foram atendidas, e 12 delas formalizaram reclamações.

Houve acordo em quatro casos, e seis foram encaminhadas ao Tribunal para instauração de processo.

Em um dos casos, o conflito foi solucionado diretamente entre o passageiro e a empresa aérea.

Em outro, houve desistência do autor. No Rio, a situação mais tranquila ocorreu no Aeroporto Santos Dumont, onde não houve reclamações na sexta-feira, e o serviço não funcionou no fim de semana.