16/04/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Justiça autoriza Marcha da Maconha no dia 9 de maio

Justiça autoriza Marcha da Maconha no dia 9 de maio

 

 

Do jornal O Globo

 

16/04/2009 - Diferentemente do que ocorreu ano passado, o Tribunal de Justiça do Rio decidiu ontem autorizar a realização da Marcha da Maconha, marcada para o dia 9 de maio. Os manifestantes sairão de Ipanema em direção ao Arpoador. Em 2008, atendendo a um pedido do Ministério Público, que entrou com uma medida cautelar, o mesmo TJ proibiu a realização do evento, que também foi cancelado em outras seis capitais brasileiras.

 

"Dessa vez nós tomamos a iniciativa de pedir uma habeas corpus preventivo, o que nos daria tempo para recorrer caso houvesse uma decisão contrária", contou o sociólogo Renato Cinco, um dos organizadores da Marcha.

 

O objetivo do grupo é chamar a atenção para que seja discutida a legalização de todo o ciclo da maconha: "Nós não queremos que ela seja descriminada apenas como recreativo. Queremos que a maconha seja liberada para uso medicinal, religioso, industrial e ambiental", afirmou o sociólogo.

 

Na liminar expedida ontem, o juiz Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho, alegou ter aceito o pedido feito pelos organizadores do evento por entender que a passeata é um exercício da liberdade de expressão e de pensamento: "Não se está decidindo absolutamente nada sobre uso de substância entorpecente! Dessa mesma matriz liberdade de expressão surgiu, também, a liberdade de imprensa".

Abrir WhatsApp