04/02/2013 - 17:20 | última atualização em 04/02/2013 - 19:17

COMPARTILHE

Justiça do 1º grau e transparência marcam discurso de posse no TJ

redação da Tribuna do Advogado

A desembargadora Leila Mariano foi empossada nesta segunda-feira, dia 4, como nova presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJ) para o biênio 2013/2014 e, a exemplo do que fizera em entrevista à Tribuna do Advogado de janeiro, reafirmou seu compromisso com a Justiça de 1º grau. O presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, compareceu ao evento e integrou a mesa de autoridades ao lado do governador Sérgio Cabral, do prefeito Eduardo Paes e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, entre outros representantes oficiais.
 
"É com o 1º grau o nosso compromisso, no sentido de eliminar os problemas que atravancam os cartórios, que paralisam o andamento processual, que impedem a entrega da decisão e que frustram juízes, servidores, advogados e partes", afirmou. 
 
É com o 1º grau o nosso compromisso, no sentido de eliminar os problemas que [...] frustram juízes, servidores, advogados e partes
Leila Mariano
presidente do TJ
 
Processo judicial e transparência também foram aspectos abordados pela desembargadora em seu discurso. "O processo virtual é um caminho sem volta ao qual temos que nos adaptar, com todas as dificuldades. Precisamos conjuntamente criar soluções que garantam a manutenção da legitimidade do Poder Judiciário. No atual estágio da democracia em nosso país, a transparência da gestão é direito subjetivo do povo. Essa transparência deve ser ampla, sem subterfúgios e sem medo da crítica. Agradeço aos presidentes que me antecederam, e vamos dar um passo a mais: o da participação com resultados", declarou Leila Mariano, que é a primeira mulher a chefiar a Justiça comum do Rio.
 
Último a discursar entre os convidados, o presidente da Seccional fez uma saudação especial aos magistrados oriundos do Quinto Constitucional da advocacia e falou sobre os problemas do Judiciário levantados por Leila em entrevista à Tribuna
 
"Represento aqui a advocacia não apenas por um compromisso institucional, mas também para prestigiar a posse da desembargadora Leila Mariano, que assume a presidência do TJ de forma inédita. Vossa Excelência concedeu em janeiro uma entrevista à Tribuna do Advogado em que traçou metas de gestão para o Poder Judiciário e reiterou o compromisso de parceria entre Justiça e advocacia [como] a recuperação dos juizados, o investimento na primeira instância e também a construção em conjunto da migração para o processo eletrônico, que tanta aflição traz a magistrados, MP e advocacia", afirmou, acrescentando que a OAB/RJ vai continuar firme em seu papel de cobrar qualidade e celeridade da Justiça.
 
Felipe ressaltou, ainda, os desafios do Rio ante aos eventos esportivos que vai sediar, finalizando seu discuros com um tom otimista: "Receba o apoio dos advogados, que veem a posse de Vossa Excelência como um sopro de esperança de que construiremos juntos uma Justiça melhor".
Abrir WhatsApp