28/11/2011 - 18:04

COMPARTILHE

Juristas defendem novo CPC em programa da OAB/RJ na Rede Vida

redação da Tribuna do Advogado

A morosidade e os problemas contemporâneos da Justiça foram as principais razões apontadas pelos juristas ao defenderem de forma unânime a entrada em vigor do Novo Código de Processo Civil em mesa redonda promovido pelo programa Direito em Debate. Participaram o procurador e o subprocurador-geral da OAB/RJ, respectivamente Ronaldo Cramer e Guilherme Peres, além do professor da PUC/RJ, Luciano Vianna.
 
Cramer afirmou que vê com bons olhos o cuidado com que o projeto vem sendo conduzido, mas considera fundamental sua aprovação. "Apesar da grande expectativa para a entrada em vigor, apoio a gestação cuidadosa do novo código", afirmou. Segundo ele, as mudanças vão trazer soluções atuais para problemas atuais. "As situações de hoje não são as mesmas de 1973, ano em que entrou em vigor a última versão do CPC", completou.
 
Para Peres, as reformas criaram uma confusão. "As diversas emendas transformaram o atual CPC em uma colcha de retalhos. O novo código consegue tornar os procedimentos mais simples", declarou. Vianna concordou e afirmou que "a ideia é sistematizar o código novamente e resolver problemas que causam a morosidade da Justiça, como, por exemplo, as ações repetitivas".
 
O programa é exibido para todo o país às terças-feiras pela Rede Vida, às 21h e está disponível no site da OAB/RJ.
Abrir WhatsApp