05/10/2009 - 16:06

Judiciário terá comunicação unificada

Do Jornal do Commercio

05/10/2009 - A resolução 85 que cria uma política nacional de comunicação para o Poder Judiciário foi aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é aprimorar a comunicação entre os tribunais e o público externo com a adoção de uma linguagem clara e acessível que possibilite a transparência das informações. O trabalho será desenvolvido pelo Sistema de Comunicação do Poder Judiciário (Sicjus) do qual fará parte a Assessoria de Comunicação do CNJ e as demais áreas de comunicação dos tribunais superiores, tribunais estaduais e tribunais federais.

A medida é necessária considerando a crescente exigência da sociedade por uma comunicação de maior qualidade, eficiência e transparência capaz de facilitar o conhecimento e acesso dos cidadãos aos serviços do Poder Judiciário, de acordo com o disposto na resolução.

Um exemplo do resultado de um trabalho conjunto é a parceria de todos os órgãos do Judiciário para cumprir a Meta 2, estabelecida pelo CNJ para unir esforços no sentido de julgar, ainda em 2009, todos os processos distribuídos aos tribunais até 31 de dezembro de 2005.

Além de garantir uma prestação jurisdicional mais célere à população, o esforço para julgar as causas ajudará na reorganização do Judiciário para o futuro, uma vez que possibilitará a identificação de processos que tramitam na Justiça.