05/12/2012 - 10:26

Jonas Lopes é reeleito presidente do TCE do Rio

jornal O Globo

Em sessão plenária especial, o conselheiro Jonas Lopes foi reeleito ontem presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para 2013 e 2014. Para o cargo de vice-presidente, foi reeleito o conselheiro Aluisio Gama. A posse está marcada para o dia 8 de janeiro, no auditório do Espaço Cultural Humberto Braga, no TCE.

Jonas Lopes tomou posse na presidência para o primeiro mandato, do biênio 2011-2012, em janeiro de 2011. Ingressou no TCE como conselheiro em abril de 2000 e exerceu a vice-presidência no quadriênio 2007-2010, durante a gestão do conselheiro José Maurício de Lima Nolasco. Após a divulgação do resultado da votação, os conselheiros homenagearam o presidente reeleito.

Em agosto deste ano, um pedido de vista do ministro Gilson Dipp suspendeu o julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre o recebimento de uma denúncia contra Jonas Lopes e Aluisio Gama, e outros dois conselheiros, José Gomes Graciosa e Julio Lambertson Rabelo. Antes de Dipp interromper a sessão, seis dos 11 ministros (são 15 no total) que estavam presentes haviam rejeitado o pedido de denúncia.

O ministro-relator Castro Meira, que votou contra a abertura de ação penal, entendeu que há ausência de justa causa para a abertura da ação proposta pelo Ministério Público Federal (MPF). Os conselheiros são acusados de falsidade ideológica, peculato, prevaricação e corrupção ativa num suposto esquema de contratação irregular de servidores comissionados de prefeituras fluminenses. O julgamento não tem data para ser retomado.

Jonas Lopes tomou posse na presidência para o primeiro mandato, do biênio 2011-2012, em janeiro de 2011. Ingressou no TCE como conselheiro em abril de 2000 e exerceu a vice- presidência no quadriênio 2007-2010, durante a gestão do conselheiro José Maurício de Lima Nolasco. Após a divulgação do resultado da votação, os conselheiros homenagearam o presidente reeleito.

Em agosto deste ano, um pedido de vista do ministro Gilson Dipp suspendeu o julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre o recebimento de uma denúncia contra Jonas Lopes e Aluisio Gama, e outros dois conselheiros, José Gomes Graciosa e Júlio Lambertson Rabelo. Antes de Dipp interromper a sessão, seis dos 11 ministros (são 15 no total) que estavam presentes haviam rejeitado o pedido de denúncia.