12/01/2010 - 16:06

JF está virtualizando suas instâncias

Do Jornal do Commercio

12/01/2010 - A Justiça Federal do Rio de Janeiro começa a virtualizar suas instâncias. Foi inaugurada ontem a 1ª vara federal eletrônica de Magé e Itaboraí, ambas na região metropolitana. Agora, da petição inicial à sentença, todos os documentos juntados aos processos distribuídos para essas duas unidades da Justiça Federal serão digitalizados e ficarão imediatamente disponíveis para consulta na página da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (www.jfrj.jus.br).

Cerca de 65% dos 127 órgãos jurisdicionais da 2ª Região, que abrange os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, já são digitais. Com a inclusão de Magé e Itaboraí no projeto, o Judiciário Federal fluminense e capixaba cumpre mais uma etapa do seu cronograma para a virtualização, que será concluído em julho deste ano. Transparência, agilidade no trâmite das causas, economia para os cofres públicos e redução do impacto ambiental são as principais vantagens da criação de varas e juizados eletrônicos.

Atualmente, nas varas eletrônicas, o advogado preenche um cadastro e, a partir daí, já pode protocolizar pela internet petições intercorrentes, ou seja, pedidos referentes a processos que já estejam em andamento.