06/05/2010 - 16:06

COMPARTILHE

Jecrim: injúria é o crime mais cometido

Jecrim: injúria é o crime mais cometido


Do jornal O Globo

06/05/2010 - Os juizados especiais foram criados há 15 anos para agilizar processos e analisar pequenas causas. Nos especiais criminais, são julgados crimes de menor poder ofensivo e que têm pena máxima de até dois anos, como dano, lesão corporal, calúnia e difamação.

No entanto, segundo o juiz Luis Gustavo Grandinetti, do IV Jecrim, que atende a maior parte dos bairros da Zona Sul, casos que deveriam ser levados aos juizados cíveis ou resolvidos nas reuniões de condomínio acabam ganhando capítulos que ferem o Código Penal.

"Temos casos em que a briga começou por causa de barulho feito por um dos vizinhos. Mas eles não se entenderam e partiram para xingamentos e agressões. Teve um que deu um tiro no outro. Se quisessem resolver os problemas mesmo, entravam na área cível. Mas perdem o controle e praticam ou são vítimas de crimes. Há casos em que não há jeito e a pessoa precisa recorrer ao juizado, mas a maioria poderia ser evitada com um pouco de diálogo e de tolerância.

Dos 79 processos - alguns com mais de um crime -, os que julgam injúria são os mais recorrentes: 22. Em segundo está ameaça, com 16; em terceiro, lesão corporal, com 11; e, em seguida, vias de fato (agressão que não deixa marcas), com dez. Atrás de Copacabana, vem o Leblon, com 7,6% dos processos.

Abrir WhatsApp