04/04/2013 - 12:51 | última atualização em 08/04/2013 - 18:23

IX Exame: candidatos de Direito Constitucional terão provas recorrigidas

site do Conselho Federal e da redação da Tribuna do Advoagdo

Os candidatos ao IX Exame de Ordem que responderam a prova prático-profissional (segunda fase) com a peça Mandado de segurança, na área de Direito Constitucional, terão suas avaliações recorrigidas, com resultado preliminar divulgado no dia 15 de abril. A decisão, tomada desde a semana passada pela Coordenação do Exame de Ordem Unificado, foi comunicada à Fundação Getúlio Vargas (FGV) para que se proceda uma nova correção, específica a esses candidatos. Após essa divulgação, os examinandos poderão apresentar novo recurso para análise da banca.

Seccionais do Rio e da Bahia pediram revisão do gabarito

Segundo o Coordenador Nacional do Exame de Ordem, Leonardo Avelino Duarte, a medida se faz necessária em razão das dúvidas suscitadas por examinandos após a divulgação do gabarito da peça profissional na área Constitucional, que, no caso concreto, tratava da garantia de proteção à vida. Sendo assim, a nova correção caberá àqueles que optaram por mandado de segurança como medida judicial cabível.

O prazo para a interposição das novas razões recursais contra o novo espelho elaborado pela banca será das 12h do dia 16 até as 12h do dia 19. O resultado definitivo com os nomes dos aprovados será publicado dia 26 de abril de 2013.

A Coordenação comunica, ainda, que está mantida a publicação do resultado definitivo nesta sexta-feira, dia 5 com os nomes de todos os aprovados no IX Exame de Ordem Unificado, incluindo os examinandos da área de Direito Constitucional que já obtiveram nota igual ou superior a 6,0 pontos.

Os presidentes da OAB/RJ e da OAB/BA pediram a revisão do gabarito alegando haver mais de uma resposta possível. "Problemas de gabarito são normais e passíveis de correção", afirmou Felipe.

Um novo cronograma, válido apenas para os que tiverem suas provas revistas, será publicado na página de acompanhamento da avaliação.