05/01/2012 - 12:05

COMPARTILHE

Itaperuna dará apoio a afetados pela chuva

G1

A Secretaria de estado de Saúde vai montar em Itaperuna, município do Noroeste fluminense, uma base para dar apoio às cidade afetadas pelas chuvas nas regiões Norte e Noroeste do estado. Alguns municípios foram muito afetados pelas tempestades e o número de pessoas que tiveram que sair de casa chega a 20 mil.

Segundo informou a secretaria na manhã desta quinta-feira (5), a base vai funcionar no Núcleo Descentralizado de Vigilância em Saúde de Itaperuna, e de lá sairão os kits de calamidade pedidos pelas prefeituras e outros medicamentos necessários para as áreas atingidas pelas chuvas e pelos transbordamento de rios.

Segundo a Secretaria, serão enviados kits calamidade para Laje do Muriaé, Cardoso Moreira, Santo Antônio de Pádua, Italva e Itaperuna, cidades visitadas na quarta-feira (4) pelo secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes. Cada kit tem capacidade para atender a 500 pessoas com medicamentos para a atenção básica, antibióticos, hipoclorito de sódio e álcool.

Já Laje do Muriaé e Cardoso Moreira terão salas de estabilização (um tipo de UTI) e de Raios-X, disse a secretaria.

Segundo  a Secretaria, junto com equipes de Vigilância e Atenção à Saúde, Sérgio Côrtes visitou as cidades para verificar como está sendo feito o atendimento aos pacientes, a reestruturação das unidades de saúde, o reforço de equipes, a análise de condições sanitárias de abrigos, a revisão de estoques de medicamentos e a avaliação dos planos de contingência das prefeituras.

'Prefeituras mais organzidas'


“As enchentes que atingiram as regiões Norte e Noroeste em 2009 deixaram uma lição às prefeituras. Hoje elas estão bem mais organizadas. Na maioria das cidades que visitamos, as ações foram rápidas para evitar danos maiores à população e já havia um planejamento para prevenção de doenças. Estamos antecipando todas as entregas de equipamentos como salas de estabilização e aparelhos de raios-X a essas cidades para que o atendimento seja feito da melhor maneira possível”, disse ele ao fim de sua visita na noite de quarta, em Itaperuna.

Em Laje do Muriaé, segundo a secretaria, Côrtes determinou a entrega imediata de macas e aparelho de Raios-X para o hospital municipal da cidade. Os equipamentos seriam entregues apenas no fim de fevereiro, mas a situação da cidade após as chuvas e o transbordamento do Rio Muriaé levou o secretário a antecipar a entrega.

Côrtes sobrevoou o município e percorreu de barco as áreas mais afetadas pelas águas, informou a secretaria. No Colégio Estadual Ary Parreira foi montado um abrigo para as famílias desalojadas. Segundo a prefeitura, há mais de duas mil pessoas desabrigadas no município.

Em 15 dias, Cardoso Moreira receberá uma sala de estabilização e um aparelho de Raios-X, anunciou o secretário. O município tem 447 pessoas desabrigadas e 80 desalojadas. Um posto de saúde foi afetado pelas águas, mas o principal pronto-socorro está funcionando e atendendo a todos os casos, informou a secretaria.

Em Santo Antônio de Pádua, a enchente atingiu o hospital municipal, um posto de saúde e a sede da secretaria local, segundo a secretaria. Os equipamentos do hospital estão sendo transferidos para a Policlínica local para atender à população.

Abrir WhatsApp