13/06/2018 - 11:46 | última atualização em 25/06/2018 - 12:33

Integrantes do Lobby do Batom na Constituição serão homenageadas

A Comissão OAB Mulher outorgará a medalha Myrthes Campos a nomes que se destacaram na luta pelos direitos da mulher na advocacia. A cerimônia será no dia 26, das 18h às 20h, no Plenário Evandro Lins e Silva, no 4ª andar da sede da OAB/RJ (Av. Marechal Câmara, 150, Centro). O evento é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelo painel Eventos no site da Seccional.

Quatro advogadas serão agraciadas nesta edição: as integrantes do chamado Lobby do Batom, que atuou no processo de construção da Constituição Federal de 1988, Comba Marques Porto e Leila de Andrade Linhares Barsted; a primeira presidente da OAB Mulher, Joselice Aleluia Cerqueira de Jesus (post morten), e a presidente de honra da comissão, Rosa Maria de Souza Fonseca.

“São mulheres que foram importantes no feminismo e na construção da lutas das prerrogativas da mulher advogada”, assinala a presidente da OAB Mulher, Marisa Gaudio.

Myrthes Campos foi a primeira mulher a exercer a advocacia no Brasil. De 1924 até a sua aposentadoria, em 1944, exerceu o cargo de encarregada pela Jurisprudência do Tribunal de Apelação do Distrito Federal.