17/12/2009 - 16:06

COMPARTILHE

Innovare premia agilidade e eficiência da Justiça

Innovare premia agilidade e eficiência da Justiça


Do jornal O Globo

17/12/2009 - Apesar de ostentar fama de lenta e burocrática, a Justiça brasileira está repleta de boas práticas. Hoje, o Instituto Innovare, uma instituição sem fins lucrativos que incentiva projetos pioneiros e bem sucedidos no meio jurídico, vai premiar cinco categorias que se destacaram em 2009: tribunal, juiz, Ministério Público, Defensoria Pública e advocacia.

O tema é "Justiça rápida e eficaz", em homenagem aos 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos. Neste ano, a sexta edição do prêmio, houve recorde de inscrições, com 505 concorrentes. O número representa um salto em comparação ao ano passado, quando havia 188 práticas na disputa.

Os prêmios serão entregues a projetos que contribuam com maior eficiência, celeridade, qualidade e desburocratização do Judiciário. A comissão julgadora é composta de 21 personalidades do setor.

Entre elas, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, José Antonio Toffoli, Cármen Lúcia e Ayres Britto. Também compõem o grupo o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, e a professora e pesquisadora Maria Tereza Sadek.

A cerimônia acontecerá no STF, em Brasília, com a presença do presidente da República em exercício, José Alencar. Cada vencedor receberá R$ 50 mil. Entre os parceiros do instituto estão o Ministério da Justiça, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e as Organizações Globo.

Abrir WhatsApp