22/11/2011 - 10:42

Inaugurado oficialmente, estande do Rio vira ponto de encontro

Advogados de todo Brasil participaram nesta segunda-feira, dia 21, da inauguração oficial do estande da OAB/RJ na XXI Conferência Nacional dos Advogados. Com discursos do vice-presidente da OAB/RJ, Sérgio Fisher, do presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz, e do conselheiro federal pelo Rio Marcus Vinícius, o espaço foi apresentado como um local de congregação entre colegas de todo o país.

“Criamos esse estande com a intenção de integrar os colegas advogados usando algumas características do nosso estado. Parabenizo o Paraná pela linda conferência e lanço um desafio: qual estado trouxe o maior número de conselheiros e presidentes de subseções? Tenho certeza de que foi o Rio”, disse Felipe.

Talvez inspirado pelas fotos de grandes juristas que marcaram a história da Ordem, Felipe lembrou alguns pontos marcantes da trajetória da OAB/RJ na luta pela democracia, um dos temas da Conferência, e citou a recente criação da Comissão da Verdade. "Essa comissão desempenhará um papel importante para o país. A Ordem foi a principal questionadora do período da ditadura e digo que não pode descansar nos tempos de democracia", discursou, sublinhando a que a Seccional fluminense ajudou a impulsar os debates pela abertura de arquivos.

Representando o presidente da Seccional, Wadih Damous, o vice-presidente Sérgio Fisher ressaltou que o local mostra bem a alegria do povo carioca e fluminense, formado pela mistura de culturas e gêneros. “O Rio de Janeiro tem um pouco de tudo deste Brasil. E uma mistura que dá um charme diferente”,  desatcou.

Para Marcus Vinícius Cordeiro, o estande da Seccional do Rio é o mais “simpático” do evento. “Fiquei surpreso ao ver o estande. Achei muito criativo a ideia de criar um ambiente interativo e divertido onde as pessoas podem trabalhar e confraternizar.  A receptividade também é um grande diferencial e marca o jeito típico do carioca”, disse.

A boa receptividade foi expressa pelos visitantes do espaço, como destacou o advogado capixaba Andre Carvalho Lemos: "As mesas e os painéis criam uma integração e garantem o clima de alegria que o povo do Rio de Janeiro tem. Achei a idéia muito boa”, disse.

Para a criminalista amazonense Tatiana Dallagnol, o clima descontraído e o tratamento dispensado pelos funcionários da Seccional fizeram do estande o ponto de encontro nos intervalos do primeiro dia de debates. “É bom relaxar num ambiente agradável entre uma e outra palestra. O estande do Rio é o melhor do evento”, afirmou.

Antes mesmo da inauguração oficial, o estande, de 54m² já tinha mostrado sua vocação para ponto de encontro da Conferência de acolegas de diversas seccionais, atraídos pelas aulas de certificação digital e pelos paineis com imagens da cidade.

Nesta terça-feira, dia 22, o estande será palco de lançamento do livro Fantasmas da cidade, escrito pelo advogado Hermann Assis Baeta.