21/02/2014 - 07:00 | última atualização em 24/02/2014 - 15:16

Inaugurada a nova Casa do Advogado Celso Fontenelle

Com a presença de mais de 500 colegas, a OAB/RJ inaugurou nesta quinta-feira dia 20 de fevereiro a nova Casa do Advogado Celso Fontenelle, em frente ao Fórum Central, localizada no número 64 da Avenida Erasmo Braga, no Centro do Rio. A unidade beneficiará mais de 50 mil profissionais. "Aqui hoje celebramos um modelo. Essa casa é de toda a advocacia. E a demanda hoje é grande. Com a inclusão digital, sabemos que o advogado se ampara na Ordem. Se a OAB/RJ não tivesse investido pesadamente em inclusão digital, qual seria hoje a situação com a migração para o processo eletrônico, que já está sendo por demais atabalhoada? Diante de todas as dificuldades, a saída é priorizar com toda a energia o bom atendimento ao advogado", afirmou o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, no discurso de inauguração.

Felipe Santa Cruz
Presidente da OAB/RJ
Em seguida, ele sublinhou a importância da homenagem a Fontenelle. "Há um sentido maior nessa homenagem. Poucos espelharam com tamanha clareza o que é o compromisso do advogado que ama este Fórum como o Dr. Celso Fontenelle. Todos nós crescemos ouvindo histórias sobre ele. Recebi minha carteira das mãos dele, e como presidente entreguei a carteira à sua neta. Que prevaleça o espírito de fraternidade dos advogados", acrescentou o presidente da Seccional. A escolha do nome foi feita pelo próprio presidente da OAB/RJ.

Felipe também aproveitou para lembrar que, em outubro deste ano, o Rio de Janeiro sedia a 22ª Conferência Nacional dos Advogados. "Nosso objetivo principal é organizar em  outubro a maior Conferência Nacional da história, não apenas em quantidade, porque com 9 mil inscritos, disso já temos certeza. Mas queremos que seja assim também em qualidade. Que seja um grande momento de reflexão sobre o Brasil que vivemos e sobre o futuro da advocacia". Felipe agradeceu ainda o apoio do presidente da OAB Nacional, Marcus Vinícius Coêlho, que participou da inauguração, ressaltando que a obra "não teria acontecido se não fosse o Conselho Federal". Estavam presentes também o vice-presidente do Conselho Federal, Claudio Lamachia, além da diretoria da OAB/RJ, conselheiros federais e seccionais, presidentes de subseção, do presidente da Caarj, Marcello Oliveira, e da diretoria da caixa, entre outras autoridades e representantes do Poder Judiciário.

O presidente da OAB Nacional disse que considera a nova Casa do Advogado uma dupla homenagem. "É uma justa reverência ao valoroso advogado carioca Celso Fontenelle. E a casa é em si uma consideração à advocacia que milita, à advocacia 'de balcão', àqueles que fazem, no seu cotidiano, a justiça ser realizada. Costumo dizer que no Brasil temos 780 mil lutadores pela justiça. Cada advogado militante, em cada vara, em sua comarca, é que representa a força da nossa profissão. Aqui na Casa do Advogado os colegas do interior e de localidades distantes poderão atender melhor seus clientes, tendo facilitado o exercício da profissão. Essa é uma das marcas da gestão do presidente Felipe Santa Cruz", falou. Marcus Vinícius também convidou os advogados a participarem da Conferência Nacional no Rio de Janeiro. "É o maior evento jurídico da América Latina. Vamos fazer desta conferência um momento de altivez da advocacia", conclamou.

Familiares de Fontenelle também participaram da homenagem. "Agradeço em nome da família e de todos os profissionais. Se estivesse aqui, ele agradeceria o carinho e o respeito dos advogados. E agradeceria ao presidente Felipe Santa Cruz pela Casa do Advogado ser a casa dele", disse a filha do homenageado, Carmen Fontenelle.

O carioca Celso Augusto Fontenelle nasceu em 17 de dezembro de 1916. Advogado desde abril de 1939, foi presidente da OAB/RJ por dois mandatos (1995/1998 e 1998/2001), além de ter ocupado os cargos de vice-presidente (1991/1993 e 1993/1995) e conselheiro da Comissão de Sindicância e da Comissão de Prerrogativas, e de ter sido membro do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) do conselho da entidade. Foi também integrante do Conselho Superior do Instituto dos Advogados Brasileiro (IAB).

Em 2004, então com 88 anos, Fontenelle foi o quinto advogado homenageado pelo Conselho Federal da OAB dentro do Projeto Memória, que busca resgatar os nomes que fazem parte da história da advocacia no Brasil e contribuíram para as atividades da entidade. Na ocasião, ele agradeceu a homenagem mencionando a militância diária no Fórum. "Lá encontrei estagiários e advogados, serventuários, juízes e desembargadores e, digo a vocês, me apaixonei por essa gente toda. Lá me sinto bem". Nessas idas diárias ao tribunal, conjugava o rigor do terno e gravata ao despojamento de motociclista - até os 87 anos, esse era o seu meio de transporte predileto para trabalhar. Faleceu em dezembro de 2011, poucos dias antes de completar 95 anos.

A nova unidade da Casa do Advogado é destinada ao atendimento dos colegas que militam nas imediações do Fórum. O imóvel, que passou por reformas desde que foi alugado, em 2013, funcionará nos moldes da Casa do Advogado da Rua do Rezende, na Lapa, e contará com: 11 escritórios compartilhados, sala de reunião, 13 computadores para processo eletrônico, Central de Digitalização e Peticionamento, ponto fixo de certificação digital, posto da Central de Atendimento ao Público, serviços de cópia e impressão, guarda-volumes, entre outros. Sua inauguração é o cumprimento de compromisso assumido durante a campanha de Felipe Santa Cruz.