08/04/2013 - 11:24 | última atualização em 08/04/2013 - 11:32

COMPARTILHE

Inaugurada Central de Atendimento ao Eleitor

Jornal do Commercio

A partir de agora, os eleitores cariocas ganham mais agilidade com a chegada da nova Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) à capital fluminense. De acordo com a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargadora Letícia de Faria Sardas, o espaço inaugurado na sexta-feira significa um grande avanço para facilitar o acesso do cidadão aos serviços prestados pela Justiça Eleitoral no estado. "Quando criamos este centro, integrado com todas as zonas eleitorais do estado, procuramos colocá-lo em um local de fácil acesso e assim minimizar os deslocamentos. A idéia é dar mais agilidade para o eleitor", disse a desembargadora.
 
A unidade, que atende eleitores de todo o estado, oferece os mesmos procedimentos disponíveis em uma zona eleitoral, como emissão de títulos eleitorais, alistamentos, transferências, revisão e segunda via, com expedição de certidões e transferência de domicílio eleitoral. Já nas demais zonas eleitorais, o atendimento abrange apenas o eleitorado residente na área de jurisdição de cada cartório.
 
Na prática, como exemplifica a presidente do TRE-RJ, quem reside em qualquer cidade do estado, como Campos ou Niterói, e trabalha no Rio poderá se dirigir a esta central e regularizar a situação eleitoral, evitando deslocamentos e perda de tempo. "Com esta iniciativa queremos mostrar que o TRE-RJ está cada vez mais próximo dos eleitores", diz Letícia Sardas.
 
A CAE terá capacidade para realizar cerca de 200 atendimentos por dia, em um tempo médio de 10 minutos. "O tempo continua o mesmo, mas o ganho é ter juntado um centro integrado para o estado todo". Este é o primeiro modelo do gênero no estado e deverá ser ampliado pelo TRE-RJ, em um projeto a longo prazo. A idéia inicial era que o sistema começasse a funcionar após a mudança da sede do tribunal, prevista para 2014, mas a inauguração foi antecipada devido ao número elevado de eleitores que precisam regularizar seu título. "Resolvemos antecipar este projeto, mesmo de forma acanhada. E uma tentativa de ganhar tempo", disse a presidente do TRE-RJ. A CAE da capital fluminense está localizada na rua Sacadura Cabral, 226, na Saúde, e substitui a antiga Unidade de Atendimento ao Eleitor (UAE), do Centro. Cidades como Duque de Caxias eVolta Redonda também mantêm CAEs em funcionamento, mas que se restringem apenas ao eleitorado da região.
 
Justificativas
 
Os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições devem comparecer até o próximo dia 25, ao cartório eleitoral para regularizar sua situação na Justiça Eleitoral. Quem não fizer terá o título eleitoral cancelado. Segundo informações do TRE-RJ, cerca de 145 mil eleitores fluminenses poderão ter o titulo cancelado. Não regularizar a situação com a Justiça implica em uma série de conseqüências e transtornos para a vida do cidadão, segundo alerta a presidente do tribunal eleitoral fluminense.
 
Abrir WhatsApp