06/03/2009 - 16:06

Importância da qualificação dos advogados é defendida durante entrega de Carteiras em Araruama

Importância da qualificação dos advogados é defendida durante entrega de Carteiras em Araruama

Da redação das Tribuninhas

06/03/2009 - A importância do Exame de Ordem para a qualificação profissional dos advogados foi o destaque na cerimônia de entrega de carteiras a advogados e estagiários da Subseção de Araruama. O evento, realizado no Teatro Municipal da cidade, nesta quinta, dia 5, contou com a presença do presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, que ressaltou a necessidade do Exame de Ordem para a categoria profissional. "Em um evento onde comemoramos a conquista desses profissionais, que merecem a carteira da OAB, me revolto com a ignorância daqueles que não reconhecem a avaliação como algo fundamental para a advocacia. O advogado representa os interesses do povo, não podemos permitir que pessoas despreparadas assumam esta função", salientou o presidente, acrescentando que não é o Exame de Ordem que tem que mudar, mas o ensino da advocacia no País.

O recém-advogado Vitor Hugo Tavares, orador e representante dos agraciados na solenidade, sugeriu que outras classes também tenham sua avaliação. Segundo ele, o Exame garante a qualidade do exercício profissional. "O Exame de Ordem é importante para o profissional, pois traz a certeza de que ele está preparado para exercer esta função. Me sinto orgulhoso em receber a Carteira de Advogado, é a minha prova de que estou pronto", destacou. O paraninfo do evento e ex-presidente da OAB/Araruama, Afrânio Valadares, relembrou a importância da advocacia na regulação dos interesses da sociedade. "Quando um advogado atua, ele sai em defesa de quem representa, e há de atuar com responsabilidade e competência. O profissional de Direito que deixa de se aprimorar se afasta cada vez mais da advocacia", afirmou o ex-presidente.

A solenidade no Teatro Municipal foi marcada pela homenagem da 30ª Subseção ao Dia Internacional das Mulheres. O evento foi presidido pelo presidente da Subseção, Ademário Gonçalves, estiveram presentes o prefeito da cidade, André Monica (PMDB), o secretário-geral da OAB/RJ, Marcos Luiz Oliveira de Souza e o presidente da OAB/Maricá, Amilar Dutra, representando as demais subseções da Ordem.