25/05/2018 - 20:01 | última atualização em 26/05/2018 - 12:44

III Colégio de Presidentes de Subseção: reformulação do papel da Caixa de Assistência dos Advogados é debatida em painel na tarde desta sexta-feira

Foto: Lula Aparício  |   Clique para ampliar

Eduardo Sarmento

A reformulação do papel da caixa de assistência junto aos advogados foi o principal ponto da apresentação do presidente da Caarj, Marcello Oliveira, no painel do Colégio de Presidentes dedicado à entidade, realizado na tarde desta sexta-feira, dia 24. "Não faz sentido sermos redundantes em relação à função da Ordem. Precisamos ter um propósito próprio, nosso maior desafio foi identificar esses objetivos e comunicá-los", explicou.
Foto: Lula Aparício |   Clique para ampliar

Marcello contou que, ao assumir o cargo, existiam resquícios da atuação da entidade, como o plano de saúde, e destacou as diferenças entre as atuações complementares da Seccional e da Caarj, detalhando o processo de mudanças promovido na Caixa nos últimos seis anos. "Enquanto o presidente da Ordem tem que se preocupar com os aspectos profissionais do cotidiano, a Diretoria da Caarj precisa estar sensível ao lado pessoal dos colegas. Muitos advogados apresentam problemas que não estão diretamente relacionados, mas afetam a atuação deles", disse, antes de lembrar que em momentos de crise econômica questões relacionadas à depressão acontecem com mais frequência.

A atuação na saúde preventiva é, para Marcello, outro ponto de destaque de sua gestão. "Começamos a falar de atividade física como meio de evitar doenças, traçamos como objetivo principal mudar a vida das pessoas. Percebemos que ao tirar um colega de uma situação de perigo, com exames apresentando taxas elevadas, por exemplo, podíamos possibilitar uma volta saudável ao trabalho, colaborando com sua atividade produtiva", constatou.

A divisão da atuação da Caarj em eixos foi outra medida abordada durante a palestra, bem como a necessidade de expor a marca, tanto da Caixa quanto da Seccional."Buscamos tirar as marcas da Ordem e da Caarj das sedes e colocá-las nos espaços públicos. É importante que a sociedade civil nos veja na rua, somos referência. Além disso, conseguimos dinamizar nosso trabalho, atingindo os advogados mais novos", considerou, destacando as tendas montadas em diversos pontos do estado.
Foto: Lula Aparício|   Clique para ampliar

Para Marcello, o processo eleitoral da Ordem não deve afetar as iniciativas da Caarj e nem diminuir a preocupação com o futuro dos advogados. "Fizemos parcerias para apresentar aos colegas a necessidade de uma previdência, seja a oficial ou uma complementar, queremos criar perspectivas de longo prazo para os colegas. Nada dá mais orgulho do que se dedicar enormemente uma causa e ver a continuidade deste trabalho", declarou.