05/06/2017 - 15:40 | última atualização em 05/06/2017 - 15:44

I Conferência da Mulher Advogada propõe combate à discriminação de gênero

A OAB/RJ sediou na última semana a I Conferência Estadual da Mulher Advogada. Parte do Plano Estadual de Valorização da Mulher Advogada, aprovado em dezembro pelo Conselho Seccional, o encontro teve como objetivo dar mais um passo na busca por visibilidade aos desafios profissionais das colegas.

Em sua programação, palestras de Ivone Caetano, diretora de Igualdade Racial da Seccional, que fez história sendo a primeira juíza e desembargadora negra do TJ/RJ, e da ministra aposentada Eliana Calmon, primeira mulher a integrar o Superior Tribunal de Justiça e também a ocupar o cargo de corregedora-geral do Conselho Nacional de Justiça.

Encerrando a I Conferência Estadual da Mulher Advogada, a presidente da OAB Mulher, Marisa Gaudio fez a leitura da Carta do Rio de Janeiro, que indicou uma série de propostas para auxiliar a luta pela igualdade de gênero. O texto lembra “a função institucional da Ordem na luta pela equidade de gênero, pelo respeito à diversidade, pelo fim de todas as formas de discriminação e violência”, e reafirma “o papel essencial das mulheres advogadas na concretização do Estado de Direito”.

Veja a cobertura completa do evento.