11/07/2016 - 18:04 | última atualização em 12/07/2016 - 13:02

Homenagens marcam a celebração dos 50 anos da OAB/São Gonçalo

Há cinquenta anos, iniciava-se o processo de interiorização da OAB/RJ, com a criação das treze primeiras subseções. Na noite de 8 de julho, a advocacia de São Gonçalo lotou o auditório da casa para celebrar o cinquentenário da 8ª Subseção. A solenidade marcou o início das comemorações nas unidades da Ordem, que vão continuar por todo o mês de julho.

"Existem momentos que são únicos e entram para a história. Esse é um deles. A história da nossa subseção passa pelas mãos dos presidentes que estão aqui presentes", lembrou o atual presidente da OAB/São Gonçalo, Eliano Enzo, na abertura da solenidade. Os ex-presidentes foram os grandes homenageados da noite. Norival Correa, representado pelo filho, Edson dos Santos e Luiz Alberto Gonçalves receberam a medalha Celso Fontenelle, pelos serviços prestados à OAB/São Gonçalo. Fontenelle foi presidente da Seccional.

Três colegas com mais de cinquenta anos de atividade no município receberam a Medalha Sobral Pinto. O presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, explicou que a medalha homenageia colegas que honraram a advocacia durante a vida. “Em tempos de tanto individualismo, de valores de consumo, de valores fugazes, reafirmamos a nossa crença que a advocacia é uma profissão de longo prazo. Muitas vezes, o grande patrimônio do advogado é o respeito dos outros colegas, conquistado ao longo de uma carreira ilibada”.

Felipe falou sobre união da advocacia e sobre a importância da Ordem para a sociedade brasileira. “Que outra entidade reúne essa quantidade de pessoas na noite de uma sexta-feira? Temos que nos abstrair das nossas paixões, das nossas diferenças, e temos que doar o nosso tempo em prol de algo maior, que é a defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito”, afirmou.

Transporte gratuito e homenagem da Câmara Municipal

Pela manhã, no auditório da subseção que está sendo cedido para realizar as sessões da Câmara Municipal de São Gonçalo, Felipe e Enzo receberam a Medalha Joaquim Lavoura das mãos do presidente da Câmara, Diney Marins. “O segredo da força da Ordem é esse espírito de solidariedade. A força de trabalho coletivo é o que temos de deixar de exemplo”, agradeceu Felipe. Enzo também recebeu o título de cidadão gonçalense.

Também em comemoração aos cinquenta anos da subseção, a Seccional entregou o transporte gratuito que vai ligar a sede da OAB/São Gonçalo aos fóruns da cidade. Niterói também recebeu um novo veículo de transporte gratuito na sexta-feira, que fará o trajeto entre a sede da subseção e o fórum da Região Oceânica, em Pendotiba. O serviço é exclusivo para transportar os advogados à trabalho e funcionará de segunda a sexta-feira, de hora em hora, das 9h30 às 18h, com intervalo entre 12h30 a 13h30. A última saída do fórum é às 18h.

“O Brasil passa, talvez, pelo momento mais difícil da sua história. Uma crise grave, que além de institucional, é política e econômica. Eu sei que o advogado está sofrendo a crise econômica, então a Ordem não pode parar de funcionar. Temos que ser inovadores. Por isso lançamos um aplicativo, entregamos transporte gratuito em São Gonçalo e em Niterói, e o projeto OAB Século 21, que moderniza nossas sedes, não vai parar”, garantiu Felipe.