11/05/2012 - 13:43

COMPARTILHE

Homenagem a Evaristo marca abertura de encontro trabalhista

redação da Tribuna do Advogado

Uma homenagem a Evaristo de Moraes, que deu nome ao 39º Prêmio Jurídico da OAB/RJ, marcou a abertura do I Encontro Estadual de Advogados Trabalhistas (Eneat), na manhã desta quinta-feira, dia 10, na sede da Seccional, quando também foi realizada a cerimônia de entrega da premiação, que este ano tinha como tema os 70 anos da Justiça do Trabalho.
 
O advogado, que participou ativamente da instalação dessa esfera do Judiciário no Brasil e está atualmente com 97 anos, foi representado, na ocasião, por sua filha Regina Morel, que falou sobre a importância da homenagem para Evaristo: "Meu pai ficou muito emocionado ao saber que esse prêmio, tão significativo, teria o nome dele, ainda mais em uma edição com o tema trabalhista".
 
Miriam Azevedo Perez, que ficou com o primeiro lugar no concurso na categoria Advogado e Marviane Silva de Souza, que venceu pela categoria Estagiário, vão receber prêmios de R$ 12 mil e R$ 4 mil.
 
Wadih, Marcos Luiz, Ricardo e Daniela    Foto: Francisco TexeiraAo abrir o encontro, o presidente da Seccional, Wadih Damous, frisou que se deve atentar para a flexibilização excessiva do Direito do Trabalho: "Temos que reafirmar o princício protetor do direito trabalhista – a constatação de que existe, nas relações de trabalho existe uma parte mais fraca. Isso é um princípio da nossa civilização e não podemos aceitar que ele seja superado".
 
Também participaram da mesa de abertura o presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz, o presidente da Comissão de Justiça do Trabalho (CJT) da OAB/RJ, Ricardo Menezes, o secretário-geral da Seccional, Marcos Luiz Oliveira, o membro da CJT Nilson Xavier e a chefe do Centro de Documentação e Pesquisa, que organiza o Prêmio Jurídico, Daniela Gabriche.
 
O evento contou ainda com painéis sobre Constituição, trabalho e capitalismo, conflitos coletivos e Memória e Verdade, entre outros, realizados nestas quinta e sexta-feiras. Ao final, foi produzida a carta do encontro.
Abrir WhatsApp