04/05/2012 - 11:35

Homenageada, OAB/RJ entra para grandes do Prêmio Cidadania

Pela terceira vez consecutiva, a OAB/RJ foi eleita uma das instituições vencedoras do prêmio Personalidade Cidadania, promovido pelo jornal Folha Dirigida, pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e pela Associação Brasileira de Filosofia. Na entrega do prêmio, realizada nesta quinta-feira, 3, na sede Jockey Club Brasileiro, o presidente da Seccional, Wadih Damous, atribuiu a conquista da Ordem, que a partir deste ano entrou para a galeria de grandes instituições da premiação, à sua atuação fora das fronteiras corporativas.

"A OAB esteve ao lado do povo brasileiro em suas maiores lutas em prol da democracia. Essa homenagem, que é, na verdade, a todos os advogados brasileiros, é fruto dessa nossa missão, da nossa vocação, consolidada ao longo dos 80 anos de existência dessa instituição", declarou ele, que recebeu a placa de homenagem das mãos de sua mãe, Maria Benedita Damous. Segundo Wadih, a premiação é um estímulo ao exercício da cidadania.

Wadih frisou que a ênfase da Seccional este ano será o apoio à criação da Comissão da Verdade pelo governo federal: "Não podemos mais conviver com o desconhecimento, não podemos aceitar que na democracia existem noções que estão sendo empurradas para baixo do tapete. É um direito humano dar sepultura digna para aqueles que desapareceram".

A campanha pelas eleições diretas para o Conselho Federal também foi citada pelo presidente: "Queremos aperfeiçoar a democracia também dentro da nossa entidade máxima. Vamos voltar nossa ação para
nós mesmos".

O prêmio Personalidade Cidadania reconhece o trabalho de pessoas e instituições com atuação de destaque na luta pela cidadania. Os homenageados foram escolhidos por votação secreta, via internet, de um colégio eleitoral composto por 5.381 representantes de vários segmentos da sociedade, com cada membro podendo fazer três indicações por categoria (Personalidade e Instituição).

Na categoria Personalidade, os escolhidos foram o deputado federal pelo PT-RJ Alessandro Molon; o presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Antenor Barros Leal; o secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc; o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa; o procurador-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), Luís Antônio Camargo de Melo; o vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão; a major da Polícia Militar Pricilla Azevedo; o economista Sérgio Besserman Vianna e o cartunista Ziraldo.

Já na categoria Instituição foram homenageados, além da OAB/RJ, o Procon-RJ e o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro A partir de 2013, Dom Orani e a Seccional não poderão mais ser votados.