26/03/2010 - 16:06

Homem interrompe sessão no STF para reclamar de nepotismo

Do jornal O Globo

23/03/2010 - Tinha tudo para ser uma sessão de julgamentos como tantas outras no Supremo Tribunal Federal (STF), não fosse uma tentativa inusitada de protesto interromper o voto de um dos ministros.

Por volta das 16h de ontem, Rana Iaube Alexandre entrou no plenário, dirigiu-se à tribuna destinada aos advogados e registrou, com o tom de voz alterado, que queria protestar. O julgamento foi interrompido e, antes que continuasse, o homem foi levado para fora do plenário pelos seguranças do Supremo.

Aos gritos, ainda tentou, em vão, dar seu recado. Diante do alvoroço, o ministro Cezar Peluso, que presidia o tribunal, interrompeu a sessão.

"Quero fazer uma denúncia, dá licença", disse o homem ao microfone. Com ironia, o ministro Marco Aurélio Mello, que teve o voto interrompido pelo manifestante, comentou no plenário: "Fico sem saber se a denúncia seria contra mim ou não..."

Já do lado de fora do tribunal, Alexandre disse à imprensa que era formado em Direito, mas nunca conseguiu exercer a profissão, devido à suposta preferência dada a familiares de ministros nos escritórios de advocacia.

" Fui tentar fazer uma denúncia sobre o que aconteceu comigo. Me formei em Direito em 2004, mas até hoje não consegui trabalhar. Bando de safados! Nepotistas!", afirmou, visivelmente nervoso, apresentando-se como "a voz do trabalhador".

Enquanto isso, cerca de 40 pessoas tentavam abraçar a sede do STF, para protestar contra uma possível intervenção no Distrito Federal. Como o número de manifestantes não foi suficiente, o grupo deu as mãos na frente do prédio. O movimento foi liderado pela seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Distrito Federal, com o apoio de outras 53 entidades, como partidos políticos, sindicatos e associações de comerciantes, empresários e trabalhadores.