10/12/2013 - 12:51 | última atualização em 10/12/2013 - 13:11

Hoje é o último dia para pagar a anuidade de 2014 com valor mais baixo que o de 2013

Encerra-se nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, o prazo para os advogados que pretendem pagar a anuidade de 2014 da OAB/RJ com 5% de desconto. Com a redução, fica em R$ 755,25, uma economia de 10,8%. A partir de amanhã e até 10 de janeiro, a anuidade permanecerá congelado em R$ 795, mesmo valor de 2013 - por decisão da diretoria da Seccional, referendada pelo Conselho, não houve sequer a correção pelos índices inflacionários. Quem não recebeu o boleto pelos Correios pode obtê-lo pelo site da OAB/RJ, na sede da OAB/RJ, nas subseções e na sala da Ordem no Fórum Central, ou, ainda, solicitar pelo telefone à Central de Atendimento.

Quem optar pelo pagamento entre 11 de janeiro e até 10 de fevereiro terá a possibilidade de parcelamento da anuidade em três, seis ou dez vezes. Neste caso, haverá a aplicação da correção segundo o IPCA: 5,86%. Caso queira parcelar por meio de cartão de crédito, o advogado terá desconto de 3%. O parcelamento estará disponível no site da Seccional a partir de 11 de janeiro.

O congelamento da anuidade só foi possível porque a diretoria da Ordem está fazendo uma grande reestruturação administrativa, cujo objetivo é reduzir os custos da Seccional mantendo os serviços oferecidos à advocacia. Segundo o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, a Seccional do Rio de Janeiro é a que oferece o maior número de serviços entre todas as entidades congêneres, e não pode ser comparada a nenhum conselho profissional nesse aspecto. "Sabemos da dificuldade do advogado em pagar a anuidade. Estamos diante de uma escolha política. Vamos enxugar ao máximo a máquina administrativa e melhorar sua eficiência, para manter o valor da anuidade mesmo diante do desafio da espiral inflacionária que tem aumentado os preços de forma geral", afirma.

Os boletos da anuidade de 2014 estão sendo emitidos desde novembro pela Caixa Econômica Federal. Por isso, colegas que não têm em seu cadastro na OAB/RJ os campos de CEP, CPF e endereço corretos não vão poder receber os boletos. Assim, quem não recebeu a cobrança da anuidade até o fim de novembro deve entrar contato com a Central de Atendimento OAB/Caarj para atualizar os dados e ficar em dia com a Seccional, garantindo o acesso aos serviços oferecidos aos adimplentes. Os inscritos também podem pagar a contribuição pelo site da OAB/RJ. Os telefones da Central de Atendimento são (21) 2730-6525 e (21) 2272-6150.