06/11/2008 - 16:06

Greve na Justiça: em nota, Wadih pede respeito ao 'espírito público'

Greve na Justiça: em nota, Wadih pede respeito ao 'espírito público'

Da redação da Tribuna do Advogado

06/11/2008 - Em nota publicada nesta quinta-feira, dia 6, no jornal O Globo, o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, afirmou que a Ordem foi surpreendida com a decisão dos deputados da Assembléia Legislativa (Alerj) de retirar de pauta o projeto de lei que reajusta os vencimentos dos serventuários da Justiça.

Wadih lembrou também o esforço da Seccional em intermediar a greve - que já está em seu segundo mês - e em exigir que se cumpram os serviços públicos essenciais à população.

Leia abaixo a íntegra da nota publicada no jornal O Globo.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio de Janeiro (OAB/RJ), foi surpreendida, ontem à tarde, com a retirada do projeto de lei sobre o reajuste dos vencimentos dos serventuários da Justiça, em greve há mais de 40 dias, da pauta de votação da Assembléia Legislativa (Alerj). A decisão dos deputados - aliada à aberta intransigência do governo do Estado e à omissão do Tribunal de Justiça - cria uma situação de indefinição total e acarreta ainda maiores transtornos à população e aos advogados, penalizados pela paralisação de dezenas de milhares de processos.

A OAB/RJ, desde o início da greve, tem tentado intermediar um acordo. Ontem mesmo, antes da retirada do projeto de pauta, seu presidente, Wadih Damous, tinha solicitado do presidente da Alerj especial atenção e prioridade absoluta para a votação do projeto. Em vão.

Também ontem a entidade oficiou ao governador, reiterando o apelo para que ele seja sensível à dramática situação de milhares de pessoas que dependem do Judiciário para a busca de seus direitos.

Por fim, temos insistido com os servidores - cuja reivindicação consideramos justa - para que reflitam. Não é razoável o prolongamento, pelo seu segundo mês, de uma greve que suspende serviços públicos essenciais e, assim, pune a população indefesa. Da mesma forma, já não tinha sido razoável a recusa em atender ao pedido da OAB/RJ para que os casos urgentes fossem atendidos.

Em síntese: espírito público é o que pedimos às partes envolvidas.

Wadih Damous
Presidente da Ordem dos Advogado do Brasil no Rio de Janeiro