07/03/2010 - 16:06

Governo Lula deve explicações, diz OAB

Do jornal O Estado de S. Paulo

07/03/2010 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, avalia que o governo Luiz Inácio Lula da Silva deve uma explicação ao País sobre as denúncias que envolvem José Dirceu no episódio em que o ex-ministro recebeu R$ 620 mil de um dos sócios da Eletronet, principal grupo empresarial que deve ser beneficiado caso a Telebrás seja reativada.

"O governo Lula não pode ficar com essa pecha, essa acusação de tráfico de influência de um seu ex-ministro", questiona Ophir. "Seria muito mais coerente por parte do governo, muito mais transparente e mais republicano, que se fizessem os devidos esclarecimentos."

Logo que Ophir manifestou publicamente a cobrança, o próprio Dirceu procurou a OAB e comprometeu-se a explicar suas atividades. A audiência ocorreria na quinta-feira passada, mas o advogado de Dirceu, criminalista José Luís Oliveira Lima, vetou a ida do ex-ministro à sede da OAB em Brasília.

Oliveira Lima asseverou que Dirceu poderia se submeter a uma exposição desnecessária.

Dirceu enviou à OAB esclarecimentos por escrito ? as mesmas informações e versões que ele já divulgara em seu blog.

"Mantenho nosso posicionamento, a questão precisa ser melhor apurada para dar uma satisfação à sociedade", insiste Ophir. "Não estamos acusando ninguém, mas as denúncias são muito sérias, muito graves. É preciso que se apure e essa deve ser a conduta numa democracia."

Ele acentua que, mesmo fora do governo há quase cinco anos, Dirceu continua ligado à administração e ao PT, "do qual continua sendo uma grande liderança, como é fato público e notório".

Ophir considera que, a princípio, não seria necessária uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a influência de Dirceu nos planos de recuperação da Telebrás para beneficiar um cliente. "Qualquer CPI precisa ter objeto certo, determinado; por isso, numa primeira avaliação, creio que não seria necessário", ponderou. "Mas toda investigação, seja de uma CPI, do Ministério Público ou da polícia, é bem-vinda e demonstra o fortalecimento das instituições."