19/12/2013 - 11:31 | última atualização em 19/12/2013 - 11:30

COMPARTILHE

Gilmar Mendes eleito membro efetivo do TSE

Jornal do Commercio

O ministro Gilmar Mendes foi eleito ontem como um dos três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que são membros efetivos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e exercem o mandato por dois anos. Ele obteve nove votos entre os 11 ministros da Suprema Corte, para ocupar a vaga que foi anteriormente exercida pela ministra Cármen Lúcia, que, em novembro passado, encerrou seu biênio no TSE, quando ocupava a presidência da corte eleitoral. Antes de ser escolhido para o posto, o ministro Gilmar Mendes era ministro substituto no TSE.
 
Também ontem o plenário do STF elegeu os nomes da lista tríplice a ser encaminhada à presidente da República, Dilma Rousseff, para ocupar uma suplência vaga no TSE que cabe à categoria dos advogados. Foram escolhidos, também por nove votos, os advogados Joelson Costa Dias, Alberto Pavie Ribeiro e Tarcísio Vieira de Carvalho Neto. O TSE é sempre presidido por um ministro do STF. De sua composição fazem parte, além de três ministros do Supremo, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois representantes da categoria dos advogados.
 
Compõem o TSE, atualmente, os ministros do STF Marco Aurélio Mello, que o preside, José Antônio Dias Toffoli (vice-presidente) e, agora, o ministro Gilmar Mendes, como efetivos. Pelo STJ, são efetivos os ministros Laurita Vaz, corregedora do tribunal, e João Otávio de Noronha. Pela categoria dos advogados, são titulares do TSE Henrique Neves da Silva e Luciana Christina Guimarães Lóssio.
 
Os substitutos, pelo STF, são os ministros Luiz Fux e Rosa Weber e um nome a ser ainda escolhido para a vaga agora deixada pelo ministro Gilmar Mendes. Pelo STJ, são substitutos os ministros Humberto Eustáquio Soares Martins e Maria Thereza Rocha de Assis Moura. Das suplências que cabem à categoria dos advogados, uma é ocupada por Admar Gonzaga Neto, faltando preencher a outra, para a qual foi composta, hoje, a lista tríplice.
Abrir WhatsApp