28/05/2012 - 09:30

Galeão planeja restringir voos domésticos durante Rio+20

jornal O Globo

Diante das deficiências na infraestrutura do Galeão, o governo cogita fechar o aeroporto para todos os voos comerciais domésticos entre os dias 20 e 23 de junho, das 16h à meia-noite, durante a Rio+20. A estimativa de fontes da área é que cerca de 100 voos terão que ser remanejados, o que pode prejudicar milhares de passageiros. Somente serão autorizados pousos e decolagens de aeronaves estrangeiras. Segundo interlocutores, essa teria sido a a solução encontrada pela presidente Dilma Rousseff para garantir que as autoridades estrangeiras, principalmente os chefes de Estado e de governo, sejam recebidos sem transtornos.

Dilma está monitorando pessoalmente o planejamento para o evento. Essa alternativa foi discutida numa reunião com os órgãos do setor aéreo, na semana passada. Nessa reunião, a presidente teria sido informada pela Infraero e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de que o Galeão não tem capacidade para atender de forma rápida às chegadas e saídas das autoridades estrangeiras, mantendo o número de operações domésticas.

De acordo com fontes, a presidente ficou irritada e concentrou a responsabilidade nas mãos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), vinculado à Aeronáutica.

Um executivo de uma empresa disse que a restrição pode gerar um caos ao implicar no remanejamento da malha como um todo, pois não há espaços disponíveis em outros aeroportos. Alguns voos terão que ser adiados e já se trabalha a comunicação aos passageiros que já compraram bilhetes.

"Será o caos e como temos que cumprir as normas da Anac seremos punidos se não oferecermos hospedagem, por exemplo", disse uma fonte.

A situação, segundo outra fonte, pode levar dias para ser regularizada e pode gerar, inclusive, ações judiciais. O Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea) informou que está atento ao problema. Só na Gol, segundo fontes, dez mil passageiros devem ser prejudicados.

Em nota, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) informou que o planejamento ainda está sendo finalizado e que as medidas serão divulgadas em breve. Sem dar detalhes, o texto descarta o fechamento do Galeão e afirma que estão sendo avaliados diversos cenários.