01/08/2016 - 19:36 | última atualização em 02/08/2016 - 18:21

Em Friburgo, valorização da mulher advogada pauta comemoração

Foto: Lula Aparício   |   Clique para ampliar
“Acredito que o que me impulsiona hoje é o mesmo que impulsionou meus antecessores”, afirmou a presidente da Subseção de Nova Friburgo, Mônica Bonin, a única mulher a frente de uma subseção que está completando 50 anos em 2016. No evento, realizado na última sexta-feira, dia 29, a valorização do lugar da mulher advogada na OAB foi ponto central.

Para o diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS), que presidiu a subseção entre 2007 e 2012, é importante discutir valores humanos e o trabalho do dirigente de Ordem não deve estar acima dos valores da entidade. Ele lembrou, também, do trabalho dos funcionários da subseção. “Se tivemos algum êxito nestes 50 anos foi graças aos nossos funcionários”, afirmou.

O diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ, Aderson Bussinger, afirmou que o ato de criação das subseções iniciou todo o processo de interiorização da Ordem. “Foi um ato grandioso, realizado em um momento de dificuldade, a Ditadura Militar, e que em um momento de centralização do poder, descentralizou”.

A importância do resgate da memória da entidade foi destacada pelo presidente da Comissão de Prerrogativas e tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira. “Em todos os momentos que a Ordem foi chamada a atuar teve um papel transformador. A advocacia é forte, principalmente se estiver unida”, afirmou.

O presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, destacou a importância da participação da mulher advogada no dia a dia da OAB. “Até o final do ano, o número de mulheres advogadas vai ultrapassar o de advogados no Rio de Janeiro. E hoje elas têm representação minoritária. Isso precisa mudar. Por isso defendemos as cotas para mulheres nos quadros da Ordem”, disse, lembrando que este é o ano da mulher advogada.

Representantes e presidentes receberam placas de homenagem pelo trabalho realizado frente à subseção nestes 50 anos. Advogados com mais de 50 anos de carreira receberam a medalha Sobral Pinto.

Prestigiaram o evento os presidentes das subseções de Campo Grande, Mauro Pereira; da Ilha do Governador, Luiz Carlos Varanda; de Mangaratiba, Ilson Carvalho; da Leopoldina, Talita Menezes; de Belford Roxo, Abelardo Tenório; de Iguaba Grande, Margoth Cardoso; de Petrópoilis, Marcelo Schaefer; de Cantagalo, Pedro Alves; de Cordeiro, Wilson Vieitas; de Seropédica, Jucimar Almeida e de São Gonçalo, Eliano Enzo. O procurador-geral da OAB/RJ, Fábio Nogueira, os coordenadores regionais da Capital, Ricardo Menezes e da Baixada Fluminense, Sérgio Ricardo, o vice-presidente da Caarj, Frederico Mendes, e a secretária-adjunta da Caarj, Marisa Gaudio, também estiverem presentes.