07/02/2012 - 17:23

COMPARTILHE

Fórum de Queimados ganhará ar-condicionado

redação das Tribuninhas

A instalação de ar-condicionado no Fórum de Queimados será finalmente atendida. O prefeito da cidade, Max Rodrigues Lemos, e o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Manoel Alberto, acertaram um convênio hoje, dia 7, em reunião na sede do TJ.  A compra dos aparelhos ficará a cargo do Tribunal e a instalação será feita pela Prefeitura. De acordo com Manoel Alberto, a engenharia do Tribunal terá até a próxima sexta-feira, dia 10, para apresentar o projeto. O pedido de ar-condicionado no Fórum é campanha antiga do presidente da OAB/Queimados, José Bôfim, que também participou da reunião.
 
Relatada em algumas reportagens da TRIBUNA DO ADVOGADO REGIONAL, a falta de estrutura do Fórum de Queimados, segundo os advogados que militam no local, é um dos principais problemas da serventia. "Este é um município quente. Os três ventiladores antigos de cada corredor não dão vazão", afirma o presidente da subseção.
 
Outro fato a ser comemorado pela comarca é a reforma da parte externa do Fórum. Desde o dia 26 de janeiro, a fachada do prédio está em obras. “As pastilhas estavam caindo, além de uma péssima impressão isso também causava risco para as pessoas que frequentavam o local”, explicou José Bôfim. A promessa das melhorias foi feita pelo presidente do Tribunal em reunião realizada em novembro do ano passado.
 
Elevador é o próximo passo
 
Atualmente, o Fórum possui elevador apenas para portadores de necessidades especiais. A pedido do presidente da OAB/Queimados, o TJ irá analisar a possibilidade de instalar um equipamento que atenda toda a população. “Muitas pessoas idosas sentem dificuldades ao subirem as escadas e mesmo assim não podem utilizar o elevador existente no Fórum, porque este fica trancado com cadeado só sendo liberado para cadeirantes”, queixou-se Bôfim.
 
Como o equipamento, por ser frágil, não atende a demanda de todos os frequentadores do Fórum, a solução encontrada pelo TJ foi a instalação de um elevador separado. A proposta será analisada pela equipe de engenharia do Tribunal.
 
Nos seus dois andares, o prédio, de um pouco mais de dez anos, abriga duas varas cíveis, os juizados especiais adjuntos Cível e Criminal, um Juizado Especial Criminal, uma Vara de Família, um Cartório Eleitoral, além da Defensoria e do Ministério Público.
 
Participaram da reunião de hoje, os juízes auxiliares da Presidência do TJ José Roberto Portugal Compasso e Carlos Augusto Borges e o assistente da Diretoria da OAB/Queimados, Lessandro  Pitanga.
Abrir WhatsApp