13/11/2009 - 16:06

Fim da revista a advogados chega ao TRF-2

Da redação da Tribuna do Advogado

12/11/2009 - A revista na entrada do prédio Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) está com os dias contados. O fim do incômodo procedimento foi anunciado em reunião desta quinta-feira, dia 12, entre o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, o Procurador-Geral da entidade, Ronaldo Cramer e o presidente do TRF-2, Paulo Espírito Santo. "O fim da revista no TRF-2 é um fato histórico, mais um reconhecimento de que os advogados merecem tratamento igual ao dispensado aos juízes, promotores e servidores da Justiça", comemourou Wadih Damous.

Apesar de acordada há quase um mês, a medida só foi anunciada após o encontro desta tarde, que definiu os últimos detalhes para o fim da vistoria. O presidente do TRF-2 acredita que a implantação de sistema semelhante ao que já funciona no Tribunal de Justiça do Rio não deverá demorar, já que a Ordem possui todo o conhecimento técnico para tal. "Usaremos o cadastro da OAB e o sistema de leitura de seus cartões de identificação. A segurança do prédio não será prejudicada", observou.

Em outubro, a Seccional encaminhou um ofício à presidência do Tribunal requerendo o fim da revista de advogados na entrada do prédio. De acordo com o documento, somente os advogados são submetidos a aparelhos de raio-x e à revista corporal, enquanto os demais operadores do Direito, como magistrados, promotores, procuradores etc. ficam isentos da prática.

Como argumento, a Seccional citou o caso do Tribunal de Justiça do Rio, que, em agosto, extinguiu a revista em suas dependências sem que tenha havido, até agora, qualquer registro de incidente envolvendo advogados, o que confirma as expectativas da OAB/RJ quanto à falta de necessidade do procedimento.