09/11/2018 - 15:31 | última atualização em 09/11/2018 - 16:18

Fernando Orotavo: Neto Chapa 4 - A OAB Que Eu Quero

Por que o senhor é candidato a presidente da OAB/RJ?
Fernando Orotavo – Há mais de 30 anos, trabalho, ininterruptamente, no escritório fundado por meu avô em 1945. Desde estagiário, aprendi com meu pai que nossa profissão é sagrada, além de ser o pilar do Estado democrático de Direito. Nunca fui nada além de advogado; e não quero ser mais nada além de advogado. A Ordem dos Advogados do Brasil é a voz do advogado e do cidadão. O que vejo hoje, entretanto, é uma advocacia algemada e uma OAB fluminense aparelhada, refém de partidos políticos; uma OAB que administra a Caarj, a OABPrev-RJ e a ADVCred de forma inapta, há longevos 12 anos; uma OAB que suspende advogados com base em notícias de jornais. Não, mil vezes não! Eu quero restaurar o orgulho de ser advogado e resgatar a OAB para os advogados militantes. Para tanto, serei firme, rigoroso e intransigente na defesa das prerrogativas. Quero que cada advogado, ao acordar pela manhã, possa olhar no espelho e bradar: eu sou a OAB, e aonde quer que eu vá a OAB estará presente! Essa é a OAB que eu quero; uma OAB independente e que respeite a sua história! Em suma e em síntese, eu quero uma OAB diferente! Por estas razões, dentre outras, sou candidato!

Quais são seus principais planos de gestão?
Fernando Orotavo – Uma gestão participativa de verdade, voltada para a representação do advogado público, empregado, autônomo, consultor e audiencista, a começar pela democrática composição do nosso Conselho Seccional, onde todos se fizeram representar. Vou abrir a caixa-preta da Caarj, da OABPrev e da ADVCred para saneá-las e oferecer produtos e serviços que melhorem a qualidade de vida do profissional da advocacia. Vou criar a Anuidade Solidária, tornando-a mais justa à realidade financeira do advogado fluminense. Vou levar a OAB às escolas e às universidades. Vou dar autonomia financeira às subseções. Vou implementar o Portal da Transparência, para que cada advogado saiba onde é gasto cada centavo das centenas de milhares de reais arrecadados. Vou extinguir o cartão corporativo da presidência. Ao invés de notinhas de repúdio e desagravos, vou representar todo e qualquer servidor público que violar as nossas prerrogativas, garantindo efetiva assistência jurídica na propositura das ações penais, cíveis e administrativas. Vou promover a interiorização e a qualificação da ESA. Os procuradores serão escolhidos por meio de concurso, para diligenciarem, em tempo integral, a defesa das prerrogativas dos advogados. Vou reativar o Disque Prerrogativa, para pronto atendimento, 24 horas, em qualquer lugar do Estado do Rio de Janeiro.

PROGRAMA DE GESTÃO:
  • Transparência Total quanto aos gastos da OAB/RJ (implementação do Portal da Transparência);
  • Rigorosa, efetiva e firme defesa das prerrogativas por meio de representações, assistência jurídica e medidas judiciais;
  • Anuidade Solidária – proporcionalidade para advogados iniciantes e estagiários;
  • Implementar plano de recuperação financeira e saneamento da Caarj, da OABPrev-RJ e da AdvCred;
  • Autonomia financeira para as subseções;
  • Extinção dos cartões de crédito corporativos;
  • Criação do Disque Prerrogativa;
  • Escolha dos procuradores da OAB/RJ através de concurso aberto a todos os advogados;
  • Levar a OAB/RJ às escolas e às universidades;
  • Implementar o projeto Conselheiro Por Um Dia;
  • Prova escrita e sabatina oral para ingresso no Quinto Constitucional;
  • Despolitização das nomeações dos membros das comissões temáticas;
  • Interiorização e qualificação da ESA;
  • Valorização do advogado do interior;
  • Gestão integrada (Seccional e subseções) junto às comarcas e tribunais;
  • Participação plural e participativa, sem discriminação;
  • Inclusão do advogado deficiente no mercado de trabalho;
  • Buscar adequação da Lei do Estágio à realidade econômica, com vistas a promover a facilitação do ingresso no mercado de trabalho.