05/06/2013 - 15:33 | última atualização em 05/06/2013 - 17:23

Felipe presente em sabatina de Barroso

redação da Tribuna do Advogado e do site Conselho Federal

O presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, acompanhou, na tarde desta quarta-feira, dia 4, a sabatina do advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), realizada no plenário da Comissão de Comissão e Justiça (CCJ) do Senado.

Segundo Felipe, a indicação de Barroso é um orgulho para o Rio. "A escolha tem todo o nosso apoio e satisfação. É o primeiro advogado fluminense no STF em muitos anos", disse.

O advogado Luis Roberto Barroso responde a questionamentos feitos por senadores sobre o ativismo judicial nos tempos atuais; a atuação normativa do Conselho Nacional de Justiça; união homoafetiva; redução da maioridade penal como cláusula pétrea e a interrupção da gravidez de fetos anencéfalos. Barroso também já foi questionado sobre os direitos dos parlamentares que foram condenados por crimes cometidos, bem como sobre eventual perda de mandato, e a regulação da liberdade de imprensa e do direito de resposta.

A mesa principal do evento é formada, além do sabatinado, pelo presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado, os senadores Anibal Diniz (PT-AC) e Vital do Rêgo (PMDB-PB), e o ministro aposentado do STF Carlos Ayres Britto.