29/09/2014 - 16:09 | última atualização em 29/09/2014 - 16:11

Federal de Juiz de Fora vence olimpíada de conhecimento jurídico

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi a campeã da I Olimpíada do Conhecimento Jurídico, evento promovido pela Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC) entre os dias 23 e 26 de setembro e que teve o apoio da OAB/RJ. O segundo lugar ficou com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o terceiro, com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e com a Cândido Mendes, empatadas.

O evento foi criado com o objetivo de estimular o estudo e a pesquisa do direito privado nas faculdades do Brasil e reuniu, nesta primeira edição, oito universidades. Durante os dois dias, as equipes formadas por alunos competiram entre si participando de provas sobre conhecimento doutrinário, legislativo e elaboração de teses.

As equipes foram avaliadas com o mesmo critério utilizado nas provas da OAB, tendo sido monitoradas e examinadas por uma banca de examinadores composta por desembargadores e professores membros da ABDC e da OAB/RJ. O prêmio para a universidade vencedora foi de R$ 8 mil, para a segunda colocada, de R$ 6 mil e para as terceiras, R$ 1,6 mil, para cada.

Presente à cerimônia de abertura da olimpíada, realizada na sede da Seccional, o membro da OAB Jovem Rodrigo Braga ressaltou a importância da olimpíada para estimular o estudo do Direito: "Eventos dessa natureza estimulam os acadêmicos a buscarem o conhecimento não só pelo prêmio, mas também pela vontade de estudar e aprender. Diversas provas foram aplicadas e cada uma, com suas complexidades, exigiram um conhecimento profundo e um domínio amplo sobre o tema. Por essa razão, todos, sem exceção, saíram vitoriosos".